Notícias


Defesa de Provas de Doutoramento em Ciências do Desporto de Fernando Lemos

No dia 8 de Maio de 2018 tiveram lugar as provas de doutoramento em Ciências do Desporto do estudante Fernando Marques Fernandes de Lemos. A apreciação da tese, intitulada ‘Motivação e envolvimento dos estudantes do ensino superior na prática desportiva: Um estudo realizado no Instituto Politécnico do Porto e na Escola Superior de Enfermagem do Porto', teve início às 14.00, no Auditório Alberto Amaral da FADEUP.

O júri teve a seguinte constituição:

Presidente do Júri:
Doutor João Paulo Vilas-Boas Soares Campos (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)

Vogais:
Doutor José Jacinto Branco Vasconcelos Raposo (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal)
Doutora Teresa Paula Dias Figueiras (Departamento Ciências da Educação Física e Desporto do Instituto Universitário da Maia, Portugal)
Doutora Cláudia Salomé Lima Dias (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)
Doutor Nuno José Corte-Real Correia Alves (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)

Foram arguentes os Doutores José Jacinto Branco Vasconcelos Raposo (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal) e Teresa Paula Dias Figueiras (Departamento Ciências da Educação Física e Desporto do Instituto Universitário da Maia, Portugal)




Seminário de Basquetebol 'Desafios para a Excelência: Da formação à alta competição'

O Gabinete de Basquetebol da FADEUP, em estreita colaboração com o CIFI2D e com o CEJD, realizou, no dia 24 de Fevereiro de 2018, o habitual Seminário de Basquetebol, subordinado ao tema 'Desafios para a excelência: Da formação à alta competição'.
O evento contou com a participação de treinadores prestigiados e de reconhecidos investigadores das ciências do desporto, tendo sido pensado como mais um momento da formação avançada dos estudantes da FADEUP e pretendendo igualmente ajudar na formação/ actualização de conhecimentos dos treinadores de basquetebol da região do Grande Porto.





Defesa de Provas de Doutoramento em Ciências do Desporto de Valdir Junior

No dia 7 de Dezembro de 2017 tiveram lugar as provas de doutoramento em Ciências do Desporto do estudante Valdir Rodrigues Ramos Junior. A apreciação da tese, intitulada ‘Caracterização biofísica de nadadores com deficiência motora', teve início às 15.00, no Auditório Alberto Amaral da FADEUP.

O júri teve a seguinte constituição:

Presidente do Júri:
Doutor António Manuel Fonseca (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)

Vogais:
Doutor António Barroso Lima (Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará, Brasil)
Doutora Karla de Jesus (Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas, Brasil)
Doutor João Paulo Vilas-Boas Soares Campos (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)
Doutor Ricardo Jorge Pinto Fernandes (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)
Doutora Tânia Cristina Lima Bastos (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)
Doutora Ana João Coelho Querido (Associação de Natação do Norte de Portugal, Portugal)

Foram arguentes os Doutores António Barroso Lima (Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará, Brasil) e Karla de Jesus (Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas, Brasil)




Curso Breve 'Fundamentos de Matlab e Redes Neurais Artificiais' - 18 de Outubro de 2017

Com o apoio do Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção no Desporto (CIFI2D), do Laboratório de Biomecânica do Porto, da CAPES e da FCT, realizou-se, no dia 18 de Outubro de 2017, o curso breve 'Fundamentos de Matlab e Redes Neurais Artificiais', lecionado pelo Prof. Doutor Leandro dos Santos Coelho, conjuntamente com a Profª. Doutora Viviana Cocco Mariani.




Conferência 'Inteligência Artificial e Ciência de Dados Aplicados à Biomecânica do Desporto' - 16 de Outubro de 2017

Com o apoio do Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção no Desporto (CIFI2D), do Laboratório de Biomecânica do Porto, da CAPES e da FCT, realizou-se, no dia 16 de Outubro de 2017, a conferência 'Inteligência Artificial e Ciência de Dados Aplicados à Biomecânica do Desporto', proferida pelo Prof. Doutor Leandro dos Santos Coelho.




1º Seminário Internacional de Ginástica da FADEUP - 13 e 14 de Outubro de 2017

Uma das missões mais importantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto é o desenvolvimento de conhecimento no domínio estrito do desporto nas suas mais variadas facetas – da recreação e lazer ao alto rendimento.
O Gabinete de Ginástica da FADEUP tem uma história de grande sucesso, não só na lecionação, mas também na formação de treinadores e intervenção na competição nacional e internacional.

Este seminário, organizado pelo Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção no Desporto (CIFI2D) e coadjuvado pelo Gabinete de Ginástica, em consonância com a Associação de Ginástica do Norte e a Federação de Ginástica de Portugal, procurou estabelecer um espaço de formação e debate em torno de alguns desafios da ginástica, sobretudo o encontro entre a ciência e a prática. Ademais, colocou uma tónica muito importante na experiência de treinadores e juízes conceituados, ao solicitar-lhes que partilhem o melhor do seu saber.




Defesa de Provas de Doutoramento em Ciências do Desporto de Jessy Lauer

No dia 11 de Outubro de 2017 tiveram lugar as provas de doutoramento em Ciências do Desporto do estudante Jessy Lauer. A apreciação da tese, intitulada ‘Modeling aquatic constraints: Its application from rehabilitation to competitive swimming', teve início às 10.30, no Auditório Alberto Amaral da FADEUP.

O júri teve a seguinte constituição:

Presidente do Júri:
Doutor António Manuel Fonseca (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)

Vogais:
Doutora Annie Hélène Rouard (University Jean Monnet, Saint Etienne, França)
Doutor Daniel Almeida Marinho (Universidade da Beira Interior, Portugal)
Doutor Ricardo da Costa Branco Ribeiro Matias (Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal)
Doutor José Manuel Laginha Mestre da Palma (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal)
Doutora Verónica Costa Teixeira Pinto Orvalho (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal)
Doutor Ricardo Jorge Pinto Fernandes (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)

Foram arguentes os Doutores Daniel Almeida Marinho (Universidade da Beira Interior, Portugal) Ricardo da Costa Branco Ribeiro Matias (Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal)




Curso Internacional Growth and Development of Young Athletes: The TOYA experience

O CIFI2D e o Programa Doutoral em Ciências do Desporto organizaram, nos dia 10, 11 e 12 de Outubro de 2017, um curso internacional breve dedicado ao tema Growth and Development of Young Athletes: The TOYA experience.
O curso foi dirigido pelo Professor Adam Baxter-Jones, da Universidade de Saskatchewan, Canadá (https://kinesiology.usask.ca/people/adam-baxter-jones.php).




Defesa de Provas de Doutoramento em Ciências do Desporto de Tânia Amorim Fernandes

No dia 15 de Setembro de 2017 tiveram lugar as provas de doutoramento em Ciências do Desporto da estudante Tânia Patrícia Amorim Fernandes. A apreciação da tese, intitulada ‘Bone health in elite ballet dancers: A multidisciplinary approach', teve início às 14.30, no Auditório Alberto Amaral da FADEUP.

O júri teve a seguinte constituição:

Presidente do Júri:
Doutor António Manuel Fonseca (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)

Vogais:
Doutor Ross Cloak (Faculty of Education Health and Wellbeing, University of Wolverhampton, UK)
Doutora Maria Paula Gonçalves da Mota (Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal)
Doutor Agostinho Franklim Pinto Marques (Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, Portugal)
Doutor José António Ribeiro Maia (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)

Foram arguentes os Doutores Ross Cloak (Faculty of Education Health and Wellbeing, University of Wolverhampton, UK) e Maria Paula Gonçalves da Mota (Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal)




Defesa de Provas de Doutoramento em Ciências do Desporto de Mariana Cunha

No dia 20 de Julho de 2017 tiveram lugar as provas de doutoramento em Ciências do Desporto da estudante Mariana de Sena Amaral da Cunha. A apreciação da tese, intitulada ‘A (re)construção da identidade profissional em contexto de estágio no ensino da educação física: Uma análise situacional de discursos e narrativas', teve início às 10.30, no Auditório Alberto Amaral da FADEUP.

O júri teve a seguinte constituição:

Presidente do Júri:
Doutor António Manuel Fonseca (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)

Vogais:
Doutora Cristina Maria Coimbra Vieira (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal)
Doutor Aníbal Rui de Carvalho Antunes das Neves (Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, Portugal)
Doutora Maria Amélia da Costa Lopes (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal)
Doutor Amândio Braga dos Santos Graça (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)
Doutora Paula Maria Leite Queirós (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)
Doutora Maria Paula Monteiro Pinheiro da Silva (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)

Foram arguentes as Doutoras Cristina Maria Coimbra Vieira (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal) e Maria Amélia da Costa Lopes (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal)




Defesa de Provas de Doutoramento em Ciências do Desporto de Bruno Oliveira

No dia 10 de Julho de 2017 tiveram lugar as provas de doutoramento em Ciências do Desporto do estudante Bruno Miguel Soares de Oliveira. A apreciação da tese, intitulada ‘A construção da relação pedagógica em educação física: Um estudo de caso', teve início às 14.30, no Auditório Alberto Amaral da FADEUP.

O júri teve a seguinte constituição:

Presidente do Júri:
Doutor António Manuel Fonseca (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)

Vogais:
Doutor Marcos Teixeira de Abreu Soares Onofre (Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, Portugal)
Doutor Paulo Alberto da Silva Pereira (Escola Superior de Educação do Porto, Instituto Politécnico do Porto, Portugal)
Doutor Rui Eduardo Trindade Fernandes (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal)
Doutora Zélia Maria Matos de Almeida Roque Pinto (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)
Doutora Paula Maria Leite Queirós (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)
Doutora Maria Paula Monteiro Pinheiro da Silva (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)

Foram arguentes os Doutores Marcos Teixeira de Abreu Soares Onofre (Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, Portugal) e Paulo Alberto da Silva Pereira (Escola Superior de Educação do Porto, Instituto Politécnico do Porto, Portugal)




Conferência 'Looking through the rear view mirror while driving forward at speed: Some key recent developments and likely future directions in motor control and learning research'

No dia 3 de Julho de 2017 teve lugar na FADEUP, com o apoio do CIFI2D, uma conferência subordinada ao tema 'Looking through the rear view mirror while driving forward at speed: Some key recent developments and likely future directions in motor control and learning research', proferida pelo Prof. Mark Williams (University of Utah, EUA).




Defesa de Provas de Doutoramento em Ciências do Desporto de Ana Filipa Silva

No dia 22 de Junho de 2017 tiveram lugar as provas de doutoramento em Ciências do Desporto do estudante Ana Filipa Braga Barroso Campos Silva. A apreciação da tese, intitulada ‘Integrated analysis of the inter-arm coordination in aquatic locomotion', teve início às 14.30, no Auditório Alberto Amaral da FADEUP.

O júri teve a seguinte constituição:

Presidente do Júri:
Doutor António Manuel Fonseca (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)

Vogais:
Doutor John Komar (Faculté des Sciences du Sport da Université Rouen, França)
Doutor Raul Arellano Colomina (Facultad de las Ciencias del Deporte de la Universidad de Granada, Espanha)
Doutor Orlando de Jesus Semedo Mendes Fernandes (Departamento de Desporto e Saúde da Universidade de Évora, Portugal)
Doutor João Paulo Vilas Boas Soares Campos (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)
Doutor Ricardo Jorge Pinto Fernandes (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)
Doutora Susana Maria Soares (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)

Foram arguentes os Doutores John Komar (Faculté des Sciences du Sport da Université Rouen, França) e Raul Arellano Colomina (Facultad de las Ciencias del Deporte de la Universidad de Granada, Espanha)




Curso 'Analysis of motor performance: An allometric approach'

Nos dias 20 e 21 de Junho de 2017 decorreu na FADEUP, com o apoio do CIDI2D, um curso breve subordinado ao tema 'Analysis of motor performance: An allometric approach'. Este curso foi dirigido pelo Prof. Doutor Alan Nevill (Faculty of Education, Health and Wellbeing, Wolverhampton University, UK).




Defesa de Provas de Doutoramento em Ciências do Desporto de Camila Oliveira

No dia 12 de Junho de 2017 tiveram lugar as provas de doutoramento em Ciências do Desporto do estudante Camila Fonseca de Oliveira. A apreciação da tese, intitulada ‘Changes in gait over time in response to exercise', teve início às 14.00, no Auditório Alberto Amaral da FADEUP.

O júri teve a seguinte constituição:

Presidente do Júri:
Doutor António Manuel Fonseca (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)

Vogais:
Doutor Ronaldo Eugénio Calçada Dias Gabriel (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal)
Doutor Paulo Jorge Roriz Oliveira (Instituto Universitário da Maia-ISMAI, Portugal)
Doutor João Paulo Vilas Boas Soares Campos (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)
Doutora Maria Joana Mesquita Cruz Barbosa de Carvalho (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)
Doutora Denise Paschoal Soares (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)

Foram arguentes os Doutores Ronaldo Eugénio Calçada Dias Gabriel (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal) e Paulo Jorge Roriz Oliveira (Instituto Universitário da Maia-ISMAI, Portugal)




Defesa de Provas de Doutoramento em Ciências do Desporto de Jorge Esperança

No dia 8 de Junho de 2017 tiveram lugar as provas de doutoramento em Ciências do Desporto do estudante Jorge Luís Sousa Esperança. A apreciação da tese, intitulada ‘O desenvolvimento positivo dos jovens através do desporto: Estudo realizado com estudantes portugueses', teve início às 17.00, no Auditório Alberto Amaral da FADEUP.

O júri teve a seguinte constituição:

Presidente do Júri:
Doutor José António Ribeiro Maia (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)

Vogais:
Doutor Robert J. Brustad (Universidade de Northern Colorado, EUA)
Doutor Paulo Castelar Perim (Universidade Federal de Espírito Santo, Brasil)
Doutora Anabela Maria de Sousa Pereira (Universidade de Aveiro)
Doutora Maria Leonor Ventura Regueiras (Instituto Nuno Álvares – Colégio das Caldinhas, Santo Tirso)
Doutor António Manuel Fonseca (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)
Doutor Nuno José Corte-Real Correia Alves (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)

Foram arguentes os Doutores Paulo Castelar Perim (Universidade Federal de Espírito Santo, Brasil) e Anabela Maria de Sousa Pereira (Universidade de Aveiro)




Defesa de Provas de Doutoramento em Ciências do Desporto de Gustavo Paipe

No dia 5 de Junho de 2017 tiveram lugar as provas de doutoramento em Ciências do Desporto do estudante Gustavo Pascoal Paipe. A apreciação da tese, intitulada ‘Políticas públicas desportivas: Estudo centrado em municípios de Moçambique', teve início às 15.00, no Auditório Alberto Amaral da FADEUP.

O júri teve a seguinte constituição:

Presidente do Júri:
Doutor José Manuel Fernandes de Oliveira (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)

Vogais:
Doutor Javier Sánchez Sánchez (Universidade Europeia de Madrid, Espanha)
Doutor Abel Hermínio Lourenço Correia (Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, Portugal)
Doutor Carlos Filipe da Costa Januário (Universidade Lusófona do Porto)
Doutora Maria José Carvalho de Almeida (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal)

Foram arguentes os Doutores Javier Sánchez Sánchez (Universidade Europeia de Madrid, Espanha) e Carlos Filipe da Costa Januário (Universidade Lusófona do Porto)




Defesa de Provas de Doutoramento em Ciências do Desporto de Fernando Santos

No dia 31 de Maio de 2017 tiveram lugar as provas de doutoramento em Ciências do Desporto do estudante Fernando de Sousa Ferreira dos Santos. A apreciação da tese, intitulada ‘O futebol e o desenvolvimento positivo dos jovens: Das perceções às ações dos treinadores', teve início às 10.30, no Auditório Alberto Amaral da FADEUP.

O júri teve a seguinte constituição:

Presidente do Júri:
Doutor José António Ribeiro Maia (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)

Vogais:
Doutor Constantino Arce Fernández (Universidade de Santiago de Compostela, Espanha)
Doutora Teresa Margarida Freire Barbas de Albuquerque (Universidade do Minho, Portugal)
Doutor André Neves Barreiros (Universidade Lusófona do Porto)
Doutora Cláudia Salomé Lima Dias (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal)
Doutor Nuno José Corte-Real Correia Alves (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)
Doutor José Guilherme Granja Oliveira (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)

Foram arguentes os Doutores Constantino Arce Fernández (Universidade de Santiago de Compostela, Espanha) e Teresa Margarida Freire Barbas de Albuquerque (Universidade do Minho, Portugal)




Tomada de decisão e comportamentos de busca visual: Aplicações práticas com recurso a eye-tracking

No dia 12 de Maio de 2017 decorreu na FADEUP, com o apoio do CIDI2D, a formação 'Tomada de decisão e comportamentos de busca visual: Aplicações práticas com recurso a eye-tracking'. Esta formação teve como oradores convidados os Doutores Miroslav Semerad (Charles University, República Checa) e Argyris Toubekis (Kapodistrian University, Atenas, Grécia)

Objectivos:
- dar a conhecer aos treinadores as potencialidades da utilização de eye-tracking no desporto, como veículo de estudo dos comportamentos visuais
- explorar a importância da busca visual como porta para o estudo da tomada de decisão dos atletas
- perspetivar aplicações práticas, nomeadamente recorrendo aos exemplos do basquetebol, futebol e voleibol




Delsys workshop 'Quality of movement measurement: Rethinking research in the era of wearable sensors'

No dia 11 de Março de 2017 decorreu na FADEUP, com o apoio do CIDI2D, um workshop internacional subordinado ao tema 'Quality of movement measurement: Rethinking research in the era of wearable sensors'. Este workshop teve como oradores convidados os Doutores Paola Contessa (Delsys, EUA), Jim Richards (University of Lancashire, Reino Unido) e João Paulo Vilas-Boas (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal).




International Seminar of Training Control and Advice

No dia 29 de Março de 2017 decorreu na FADEUP, com o apoio do CIDI2D, o International Seminar of Training Control and Advice. Este workshop teve como oradores convidados os Doutores Miroslav Semerad (Charles University, República Checa) e Argyris Toubekis (Kapodistrian University, Atenas, Grécia).




Delsys workshop 'Quality of movement measurement: Rethinking research in the era of wearable sensors'

No dia 11 de Março de 2017 decorreu na FADEUP, com o apoio do CIDI2D, um workshop internacional subordinado ao tema 'Quality of movement measurement: Rethinking research in the era of wearable sensors'. Este workshop teve como oradores convidados os Doutores Paola Contessa (Delsys, EUA), Jim Richards (University of Lancashire, Reino Unido) e João Paulo Vilas-Boas (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal).




Defesa de Provas de Doutoramento em Ciências do Desporto de Pooya Soltani

No dia 9 de Março de 2017 tiveram lugar as provas de doutoramento em Ciências do Desporto do estudante Pooya Soltani. A apreciação da tese, intitulada ‘Virtual swimming: A psycho-biophysical evaluation of an active video game', teve início às 10.30, no Auditório Alberto Amaral da FADEUP.

O júri teve a seguinte constituição:

Presidente do Júri:
Doutor António Manuel Fonseca (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)

Vogais:
Doutor Jim Richards (University of Lancashire, Reino Unido)
Doutor Paola Contessa (Delsys, EUA)
Doutor Paulo Jorge Roriz Oliveira (Instituto Universitário da Maia-ISMAI)
Doutor Verónica Costa Teixeira Pinto Orvalho (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal)
Doutora João Paulo Vilas Boas Soares Campos (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)
Doutora Filipa Manuel Alves Machado de Sousa (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)

Foram arguentes os Doutores Jim Richards (University of Lancashire, Reino Unido) e Paola Contessa (Delsys, EUA)




Curso Internacional sobre Modelação Multinível - Prof. Doutor Donald Hedeker

No âmbito do plano de cursos breves organizados pelo Programa Doutoral em Ciências do Desporto, decorreu, de 16 a 20 de janeiro de 2017, um curso internacional sobre Modelação Multinível dirigido pelo Prof. Doutor Donald Hedeker, Professor de Bioestatística no Departamento de Saúde Pública da Universidade de Chicago, USA.




Defesa de Provas de Doutoramento em Ciências do Desporto de Aldina Silva

No dia 23 de Dezembro de 2016 tiveram lugar as provas de doutoramento em Ciências do Desporto da estudante Aldina Sofia Oliveira da Silva. A apreciação da tese, intitulada ‘Do talento à excelência no desporto: Um estudo sobre andebolistas de elite portugueses', teve início às 14.30, no Auditório Alberto Amaral da FADEUP.

O júri teve a seguinte constituição:

Presidente do Júri:
Doutor José António Ribeiro Maia (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)

Vogais:
Doutor Robert J. Brustad (University of Northern Colorado, USA)
Doutor Artur Manuel Romão Pereira (Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Universidade de Coimbra, Portugal)
Doutor José Fernando da Silva Azevedo Cruz (Universidade do Minho)
Doutor António Manuel Leal Ferreira Mendonça da Fonseca (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)
Doutora Cláudia Salomé Lima Dias (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)
Doutora Maria Luísa Dias Estriga (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)

Foram arguentes os Doutores Artur Manuel Romão Pereira (Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Universidade de Coimbra, Portugal) e José Fernando da Silva Azevedo Cruz (Universidade do Minho)




Defesa de Provas de Agregação de Maria José Carvalho

No dia 20 de Dezembro de 2016 tiveram lugar as provas de agregação da Doutora Maria José Carvalho de Almeida. Os atos respeitantes às Provas de Agregação vão tiveram lugar no Auditório Alberto Amaral da FADEUP nos dias 20 e 21 de Dezembro.

O júri teve a seguinte constituição:

Presidente do Júri:
Reitor da Universidade do Porto

Vogais:
Doutor Andreu Camps Povill (Instituto Nacional de Educação Física de Catalunha, Lleida, Espanha)
Doutor Eduardo Vera-Cruz Pinto (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Portugal)
Doutor José Jacinto Branco Vasconcelos Raposo (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal)
Doutor António Teixeira Marques (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)
Doutor Jorge Augusto Pinto da Silva Mota (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)

Foram arguentes os Doutores Eduardo Vera-Cruz Pinto (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Portugal), José Jacinto Branco Vasconcelos Raposo (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal) e Andreu Camps Povill (Instituto Nacional de Educação Física de Catalunha, Lleida, Espanha)




Defesa de Provas de Doutoramento em Ciências do Desporto de Ana Querido

No dia 3 de Outubro de 2016 tiveram lugar as provas de doutoramento em Ciências do Desporto do estudante Ana João Coelho Querido. A apreciação da tese, intitulada ‘Health related, daily life activity and sports domain characteristics of swimmers with Down syndrome', teve início às 14.30, no Auditório Alberto Amaral da FADEUP.

O júri teve a seguinte constituição:

Presidente do Júri:
Director Interino da Faculdade por delegação de competências

Vogais:
Doutor Flávio Antônio de Souza Castro (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil)
Doutor Jonas Martens (Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica)
Doutor Pedro Gil Frade Morouço (ESSE- Instituto Politécnico de Leiria, Portugal)
Doutor Ricardo Jorge Pinto Fernandes (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)
Doutor Rui Manuel Nunes Corredeira (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)
Doutora Tânia Cristina Lima Bastos (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal)

Foram arguentes os Doutores Flávio Antônio de Souza Castro (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil) e Jonas Martens (Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica)




Defesa de Provas de Doutoramento em Ciências do Desporto de Cláudio Farias

No dia 9 de Setembro de 2016 tiveram lugar as provas de doutoramento em Ciências do Desporto do estudante Cláudio Filipe Guerreiro Farias. A apreciação da tese, intitulada ‘Teaching in physical education: A year-long action research in sport education', teve início às 14.30, no Auditório Alberto Amaral da FADEUP.

O júri teve a seguinte constituição:

Presidente do Júri:
Director da Faculdade por delegação de competências

Vogais:
Doutor Peter Andrew Hastie (Universidade de Auburn, Alabama, Estados Unidos da América)
Doutora Ágata Cristina Marques Aranha Macedo Martins (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro)
Doutor Marcos Teixeira de Abreu Soares Onofre (Universidade de Lisboa)
Doutora Isabel Maria Ribeiro Mesquita (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)
Doutora Paula Maria Fazendeiro Batista (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)

Foram arguentes os Doutores Ágata Martins (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) e Marcos Teixeira de Abreu Soares Onofre (Universidade de Lisboa).




Multilevel modeling of cross-sectional and longitudinal data

O Prof. Donald Hedeker (http://health.bsd.uchicago.edu/People/3129) leccionou um curso breve aos estudantes do programa doutoral em Ciências do Desporto da FADEUP. Este curso, subordinado ao tema 'Multilevel modeling of cross-sectional and longitudinal data'e centrado no software SuperMix, teve lugar nos dias 22, 23, 25, e 26 de Fevereiro de 2016.




Defesa de Provas de Doutoramento em Ciências do Desporto de Beatriz Gomes

No dia 1 de Fevereiro de 2016 tiveram lugar as provas de doutoramento em Ciências do Desporto do estudante Beatriz Branquinho Gomes. A apreciação da tese, intitulada ‘Biomechanical determinants of kayak paddling performance in single-seat and crew boats', teve início às 15.00, no Auditório Alberto Amaral da FADEUP.

O júri teve a seguinte constituição:

Presidente do Júri:
Director da Faculdade por delegação de competências

Vogais:
Doutor David Pendergast (University of Buffallo, Nova York, USA)
Doutor Manuel João Cerdeira Coelho e Silva (Faculdade Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra)
Doutor Mário Augusto Pires Vaz (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto)
Doutor Fernando José Ferreira (Instituto Superior de Engenharia do Porto)
Doutor João Paulo Vilas Boas Soares Campos (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)
Doutor Filipa Manuel Alves Machado de Sousa (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)

Foram arguentes os Doutores David Pendergast (University of Buffallo, Nova York, USA) e Fernando José Ferreira (Instituto Superior de Engenharia do Porto).

A candidata foi Aprovada com Distinção.




Defesa de Provas de Doutoramento em Ciências do Desporto de João Ribeiro

No dia 1 de Fevereiro de 2016 tiveram lugar as provas de doutoramento em Ciências do Desporto do estudante João António Martins Ribeiro. A apreciação da tese, intitulada ‘Biophysical determinants of front crawl locomotion: A study conducted at different swimming intensities', teve início às 10.30, no Auditório Alberto Amaral da FADEUP.

O júri teve a seguinte constituição:

Presidente do Júri:
Director da Faculdade por delegação de competências

Vogais:
Doutor David Pendergast (University of Buffallo, Nova York, USA)
Doutor David B. Pyne (Australian Institute of Sport da James Cook University, Austrália)
Doutor Vassilios Gourgoulis (Democritus University of Thrace, Grécia)
Doutor Luís Manuel Pinto Lopes Rama (Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra)
Doutor João Paulo Vilas Boas Soares Campos (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)
Doutor Ricardo Jorge Pinto Fernandes (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)

Foram arguentes os Doutores David Pyne (Australian Institute of Sport da James Cook University, Austrália) e Vassilios Gourgoulis (Democritus University of Thrace, Grécia).

O candidato foi Aprovado com Distinção.




Defesa de Provas de Doutoramento em Ciências do Desporto de Rúben Gomes

No dia 16 de Dezembro de 2015 tiveram lugar as provas de doutoramento em Ciências do Desporto do estudante Rúben Emanuel Correia Gomes. A apreciação da tese, intitulada ‘Formação de treinadores no contexto académico: Aprendizagem em comunidade de prática no decurso do estágio', teve início às 15.00, no Auditório Alberto Amaral da FADEUP.

O júri teve a seguinte constituição:

Presidente do Júri:
Director da Faculdade por delegação de competências

Vogais:
Doutor Robyn Jones (Cardiff School of Sport - Cardiff Metropolitan University)
Doutora Maria Perla Moreno Arroyo (Facultad de Ciências del Deporte de Cáceres da Universidad de Extremadura, Espanha)
Doutor António Fernando Boleto Rosado (Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa)
Doutora Isabel Maria Ribeiro Mesquita (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)
Doutor José Guilherme Granja Oliveira (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)
Doutor José Afonso Coelho Neves (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)

Foram arguentes a Doutora Maria Perla Moreno Arroyo (Facultad de Ciências del Deporte de Cáceres da Universidad de Extremadura, Espanha) e o Doutor António Fernando Boleto Rosado (Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa).

O candidato foi Aprovado com Distinção.




Defesa de Provas de Doutoramento em Ciências do Desporto de Karla de Jesus

No dia 15 de Outubro de 2015 tiveram lugar as provas de doutoramento em Ciências do Desporto da estudante Karla de Jesus. A apreciação da tese, intitulada ‘Biomechanical analysis of backstroke start technique: Updating knowledge and technological devices for starting performance assessment', teve início às 14.30, no Auditório Alberto Amaral da FADEUP.

O júri teve a seguinte constituição:

Presidente do Júri:
Director da Faculdade por delegação de competências

Vogais:
Doutor Ludovic Seifert (Universidade de Rouen, França).
Doutor Daniel Almeida Marinho (Universidade da Beira Interior)
Doutor Mário Augusto Pires Vaz (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto)
Doutor João Paulo Vilas-Boas Soares Campos (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)
Doutor Ricardo Jorge Pinto Fernandes (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)
Doutora Susana Maria Ribeiro Soares (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)

Foram arguentes os Doutores Ludovic Seifert (Universidade de Rouen, França) e Daniel Almeida Marinho (Universidade da Beira Interior).

A candidata foi Aprovada com Distinção.




Defesa de Provas de Doutoramento em Ciências do Desporto de Kelly de Jesus

No dia 15 de Outubro de 2015 tiveram lugar as provas de doutoramento em Ciências do Desporto da estudante Kelly de Jesus. A apreciação da tese, intitulada ‘Physiological and biomechanical characterization from low to severe swimming intensities. A study performed using a front crawl intermittent incremental protocol', teve início às 9.00, no Auditório Alberto Amaral da FADEUP.

O júri teve a seguinte constituição:

Presidente do Júri:
Director da Faculdade por delegação de competências

Vogais:
Doutor Ludovic Seifert (Universidade de Rouen, França).
Doutor Victor Reis (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro)
Doutor Joaquim António Faria Monteiro (Instituto Universitário de Ciências da Saúde - Norte)
Doutor João Paulo Vilas-Boas Soares Campos (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)
Doutor Ricardo Jorge Pinto Fernandes (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)
Doutora Susana Maria Ribeiro Soares (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)

Foram arguentes os Doutores Ludovic Seifert (Universidade de Rouen, França) e Victor Reis (UTAD).

A candidata foi Aprovada com Distinção.




Defesa de Provas de Doutoramento em Ciências do Desporto de Daiane Freitas

No dia 28 de Setembro de 2015 tiveram lugar as provas de doutoramento em Ciências do Desporto da estudante Daiane Miranda de Freitas. A apreciação da tese, intitulada ‘Competências de liderança dos presidentes das federações olímpicas brasileiras', teve início às 9.00, no Auditório Alberto Amaral da FADEUP.

O júri teve a seguinte constituição:

Presidente do Júri:
Director da Faculdade por delegação de competências

Vogais:
Doutora Leonor Gallardo Guerrero (Universidad de Castilla la Mancha, Espanha)
Doutor Rui Jorge Bértolo Lara Madeira Claudino (Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa)
Doutora Celina Raquel Nunes Gonçalves (Instituto Politécnico Bragança)
Doutor António Manuel Leal Mendonça Ferreira da Fonseca (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)
Doutor José Pedro Sarmento de Rebocho Lopes (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)
Doutora Maria José Carvalho de Almeida (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)

Foram arguentes a Doutora Leonor Gallardo Guerrero (Universidad de Castilla la Mancha, Espanha) e o Doutor Rui Jorge Bértolo Lara Madeira Claudino (Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa).

A candidata foi Aprovada.




Defesa de Provas de Doutoramento em Ciências do Desporto de Luís Mourão

No dia 23 de Julho de 2015 tiveram lugar as provas de doutoramento em Ciências do Desporto do estudante Luís João Rodrigues das Neves Correia Mourão. A apreciação da tese, intitulada ‘Studies of performance in swimming: Biomechanical analysis of relay starting techniques: new technologic and conceptual instruments', teve início às 10.30, no Auditório Alberto Amaral da FADEUP.

O júri teve a seguinte constituição:

Presidente do Júri:
Director da Faculdade por delegação de competências

Vogais:
Doutor Daniel Almeida Marinho (Universidade da Beira Interior)
Doutor Paulo Jorge Roriz de Oliveira (Instituto Universitário da Maia)
Doutor Mário Augusto Pires Vaz (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto)
Doutor João Paulo Vilas Boas Soares Campos (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)
Doutor Ricardo Jorge Pinto Fernandes (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)
Doutora Filipa Manuel Alves Machado de Sousa (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)

Foram arguentes os Doutores Daniel Marinho (Universidade da Beira Interior) e Paulo Jorge Oliveira (Instituto Universitário da Maia).

O candidato foi Aprovado com Distinção.




Defesa de Provas de Doutoramento em Ciências do Desporto de Jader Bezerra

No dia 17 de Julho de 2015 tiveram lugar as provas de doutoramento em Ciências do Desporto do estudante Jader de Andrade Bezerra. A apreciação da tese, intitulada ‘O processo de recuperação no futebol: Análise da recuperação passiva e crioterapia através da expressão plasmática de vários biomarcadores', teve início às 15.00, no Auditório Alberto Amaral da FADEUP.

O júri teve a seguinte constituição:

Presidente do Júri:
Director da Faculdade por delegação de competências

Vogais:
Doutor Romeu Paulo Martins (Universidade Federal do Acre, Brasil)
Doutor Pascoal Torres Muniz (Universidade Federal do Acre, Brasil)
Doutor João Brito de Oliveira Fernandes (Federação Portuguesa de Futebol, FPF)
Doutor José Augusto Rodrigues dos Santos (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)
Doutor Júlio Manuel Garganta Silva Graça (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)
Doutor Daniel Bruno Vieira de Andrade Barreira (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)

Foram arguentes os Doutores Daniel Barreira (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto) e Pascoal Torres Muniz (Universidade Federal do Acre, Brasil).

O candidato foi Aprovado com Distinção.




Defesa de Provas de Doutoramento em Ciências do Desporto de José Reinaldo Azevedo

No dia 17 de Julho de 2015 tiveram lugar as provas de doutoramento em Ciências do Desporto do estudante José Reinaldo Cajado de Azevedo. A apreciação da tese, intitulada ‘Políticas públicas de esporte e lazer no Estado do Acre - Brasil', teve início às 11.00, no Auditório Alberto Amaral da FADEUP.

O júri teve a seguinte constituição:

Presidente do Júri:
Director da Faculdade por delegação de competências

Vogais:
Doutor Minoru Martins Kinpara (Universidade Federal do Acre, Brasil)
Doutor Carlos Jorge Pinheiro Colaço (Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa)
Doutor António José Serôdio Fernandes (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro)
Doutor José Pedro Sarmento de Rebocho Lopes (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)
Doutora Maria José Carvalho de Almeida (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)

Foram arguentes os Doutores António Serôdio Fernandes (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) e Maria José Carvalho de Almeida (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto).

O candidato foi Aprovado com Distinção.




Defesa de Provas de Doutoramento em Ciências do Desporto de Pedro Silva

No dia 7 de Julho de 2015 tiveram lugar as provas de doutoramento em Ciências do Desporto do estudante Pedro Miguel Moreira Oliveira e Silva. A apreciação da tese, intitulada ‘Shaping tactical behaviors in Football: An ecological dynamics approach' teve início às 15.00, no Auditório Alberto Amaral da FADEUP.

O júri teve a seguinte constituição:

Presidente do Júri:
Director da Faculdade por delegação de competências

Vogais:
Doutor Keith Davids (Sheffield Hallarn University, Inglaterra)
Doutor Pedro José Madaleno Passos (Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa)
Doutor Júlio Manuel Garganta Silva Graça (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)
Doutor José Guilherme Granja Oliveira (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)

Foram arguentes os Doutores José Guilherme Oliveira (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto) e Pedro Passos (Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa).

O candidato foi Aprovado com Distinção.




Defesa de Provas de Doutoramento em Ciências do Desporto de Maria Inês Cardoso

No dia 7 de Julho de 2015 tiveram lugar as provas de doutoramento em Ciências do Desporto da estudante Maria Inês da Silva Teixeira Cardoso. A apreciação da tese, intitulada ‘A (re)construção da identidade profissional do estagiário de educação física em comunidade de prática' teve início às 10.30, no Auditório Alberto Amaral da FADEUP.

O júri teve a seguinte constituição:

Presidente do Júri:
Director da Faculdade por delegação de competências

Vogais:
Doutor Carlos Alberto Serrão dos Santos Januário (Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa)
Doutora Maria Assunção Flores Fernandes (Universidade do Minho)
Doutora Maria Amélia da Costa Lopes (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto)
Doutor Amândio Braga dos Santos Graça (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)
Doutora Paula Maria Leite Queirós (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)

Foram arguentes as Doutoras Maria Amélia da Costa Lopes (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto) e Maria Assunção Flores Fernandes (Universidade do Minho).

O candidato foi Aprovado com Distinção.




Defesa de Provas de Doutoramento em Ciências do Desporto de Luís Fernandes

No dia 3 de Julho de 2015 tiveram lugar as provas de doutoramento em Ciências do Desporto do estudante Luís António Coelho Fernandes. A apreciação da tese, intitulada ‘Football for health: Cardiovascular and physical fitness adaptations to football practice in pre-pubertal male children' teve início às 10.30, no Auditório Alberto Amaral da FADEUP.

O júri teve a seguinte constituição:

Presidente do Júri:
Director da Faculdade por delegação de competências

Vogais:
Doutor Vítor Manuel Machado de Ribeiro dos Reis (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro)
Doutor Nelson Joaquim Fortuna de Sousa (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro)
Doutor João Brito de Oliveira Fernandes (Federação Portuguesa de Futebol)
Doutor Júlio Manuel Garganta da Silva (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)
Doutor José Manuel Fernandes Oliveira (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)
Doutor Daniel Bruno Vieira de Andrade Barreira (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)

Foram arguentes os Professores Vítor Reis (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) e Nelson Sousa (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro).

O candidato foi Aprovado com Distinção.




Defesa de Provas de Doutoramento em Ciências do Desporto de José Augusto Pereira

No dia 29 de Junho de 2015 tiveram lugar as provas de doutoramento em Ciências do Desporto do estudante José Augusto Rodrigues Pereira. A apreciação da tese, intitulada ‘O modelo de educação desportiva no ensino do atletismo: Estudo aplicado no segundo ciclo do ensino básico' teve início às 14.30, no Auditório Alberto Amaral da FADEUP.

O júri teve a seguinte constituição:

Presidente do Júri:
Director da Faculdade por delegação de competências

Vogais:
Doutor Cláudio Augusto Boschi (Centro Universitário de Belo Horizonte - UNIBH, Brasil)
Doutor António Calderón Luquin (Faculdad de Deporte da Universidade Católica de Múrcia, Espanha)
Doutor Rui Eduardo Trindade Fernandes (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto)
Doutora Isabel Maria Ribeiro Mesquita (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)
Doutor Ramiro José Rolim Marques (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)
Doutora Patrícia Alexandra dos Santos Coutinho (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)

Foram arguentes os Doutores António Calderón Luquin (Faculdad de Deporte da Universidade Católica de Múrcia, Espanha) e Rui Eduardo Trindade Fernandes (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto).

O candidato foi Aprovado com Distinção.




Defesa de Provas de Doutoramento em Ciências do Desporto de Thayse Gomes

No dia 22 de Junho de 2015 tiveram lugar as provas de doutoramento em Ciências do Desporto da estudante Thayse Natacha Queiroz Ferreira Gomes. A apreciação da tese, intitulada ‘Unraveling the relationship code in ISCOLE Portuguese children physical activity and sedentariness levels and patterns and obesity' teve início às 14.30, no Auditório Alberto Amaral da FADEUP.

O júri teve a seguinte constituição:

Presidente do Júri:
Director da Faculdade por delegação de competências

Vogais:
Doutor Peter T. Katzmarzyk (Pennington Biomedical Research Center da Louisiana State University System, USA)
Doutor Aldo Costa (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior)
Doutor Luís Paulo Areosa Rodrigues (Instituto Politécnico de Viana do Castelo)
Doutora Denisa Maria de Melo Vasques Mendonça (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto)
Doutor José António Ribeiro Maia (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)
Doutor Rui Manuel Garganta da Silva (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)

Foram arguentes os Doutores Aldo Costa (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior) e Luís Paulo Rodrigues (Instituto Politécnico de Viana do Castelo).

A candidata foi Aprovada com Distinção.




Project Aristo – A European Monitoring Protocol of Young Athlete’s Health and Training Conditions (9-15 years)

Nos dias 10, 11 e 12 de Junho de 2015 teve lugar em Sevilha (Espanha), a conferência final do projeto Aristo. Este projecto é co-financiado pela Comunidade Europeia, sendo a FADEUP uma das onze instituições parceiras. A equipa de investigadores da FADEUP é constituída por Luísa Estriga, Leandro Massada e António Tulha Ferreira. Para além de Portugal, o projecto ARISTO inclui investigadores da Espanha, República Checa, Letónia, Itália, Bulgária e Lituânia.

Protocolo do projecto
O principal objetivo do projecto é contribuir para a melhoria das condições de treino e de competição de jovens atletas europeus através da criação de um Protocolo de Monitorização específico para o efeito. Este protocolo compreende vários testes de natureza médica e funcional que visam auxiliar no controlo do estado de saúde e da condição física, bem como na prevenção de potenciais problemas de saúde, em jovens atletas praticantes de diferentes desportos.

A criação de uma plataforma web é uma das partes essenciais do projeto, na medida em que permitirá a constituição de uma base de dados à escala europeia, a qual possibilitará a monitorização e comparação de resultados (de saúde, físicos e técnicos) de diferentes países e de distintas modalidades.

Na Conferência Final foram apresentados os resultados finais do projeto e discutidas eventuais alterações ao protocolo desenvolvido, com especial ênfase nos testes funcionais específicos de cada uma das modalidades. Foram, também, discutidas medidas a implementar com vista à continuidade do trabalho ao longo de vários anos, permitindo estudar o fenómeno da prática desportiva por jovens e a detecção de talentos, numa perspectiva de longo prazo.

Mais informações acerca do projecto ou da conferência podem ser consultadas em:
http://www.aristoproject.eu/?language=en
https://psmailer.com/public/mail/index.php?id_user=2000&id_mail=232
https://www.facebook.com/events/1110564992303552/




Defesa de Provas de Doutoramento em Ciências do Desporto de Fernando Cardoso

No dia 4 de Junho de 2015 tiveram lugar as provas de doutoramento em Ciências do Desporto do estudante Fernando José Cardoso. A apreciação da tese, intitulada ‘Gimnocerco: Um exemplo de empoderamento, de excelência desportiva e de desenvolvimento de competências de vida’ teve início às 11.00, no Auditório Alberto Amaral da FADEUP.

O júri teve a seguinte constituição:

Presidente do Júri:
Director da Faculdade por delegação de competências.

Vogais:
Doutor António Fraile Aranda (Universidade de Valladolid, Espanha)
Doutor António Fernando Boleto Rosado (Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa)
Doutora Isabel Maria Ribeiro Mesquita (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)
Amândio Braga dos Santos Graça (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)
Doutora Maria Paula Monteiro Pinheiro da Silva (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)
Doutora Paula Maria Fazendeiro Batista (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)

Foram arguentes os Doutores António Fraile Aranda (Universidade de Valladolid, Espanha) e António Fernando Boleto Rosado (Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa).

O candidato foi Aprovado com Distinção.




Ministra da República de Cabo Verde aprova Projecto de Investigação desenvolvido por equipa de investigação do CIFI2D

A Exma. Sra. Ministra da República de Cabo Verde aprovou o projecto de investigação “Crescimento, Desenvolvimento e Saúde da População Escolar de Cabo Verde”, à escala do seu país (a amostra está estimada em cerca de 5.000 crianças e jovens das 9 ilhas).

A equipa científica, liderada por José Maia, inclui ainda Olga Vasconcelos, Duarte Freitas e António Prista, aos quais se juntam várias instituições locais com sede em vários ministérios. Prevê-se que o trabalho de campo tenha início em Outubro de 2015.




Defesa de Provas de Doutoramento em Ciências do Desporto de Mariana Carvalho

No dia 22 de Abril de 2015 tiveram lugar as provas de doutoramento em Ciências do Desporto da estudante Mariana Seabra Moreira Ferreira de Carvalho. A apreciação da tese, intitulada ‘What brings people into the stadium? A social science perspective of soccer fans’ motives for attendance’ teve início às 17.00, no Auditório Alberto Amaral da FADEUP.

O júri teve a seguinte constituição:

Presidente do Júri:
Director da Faculdade por delegação de competências.

Vogais:
Doutor Jeroen Scheerder (Policy in Sports & Physical Activity Research Group, Department of Kinesiology, KU Leuven, Belgium)
Doutor Pedro Sarmento (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)
Doutor Daniel Sá (Instituto Português de Administração de Marketing, Porto)
Doutora Cláudia Dias (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)

Foram arguentes os Doutores Daniel Sá (IPAM, Porto) e Cláudia Dias (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto).

A candidata foi Aprovada com Distinção.




Defesa de Provas de Doutoramento em Ciências do Desporto de Mónica Sousa

No dia 20 de Abril de 2015 tiveram lugar as provas de doutoramento em Ciências do Desporto da estudante Mónica Vera Cruz de Sousa. A apreciação da tese, intitulada ‘Nutritional supplements & food in sport: Compared effect ingesting a commercial or homemade recovery beverage with similar nutritional content after exhaustive eccentric exercise on muscle damage, functional recovery, soroness markers, inflammation, oxidative stress, and metabolic parameters’ teve início às 14.00, no Auditório Alberto Amaral da FADEUP.

O júri teve a seguinte constituição:

Presidente do Júri:
Director da Faculdade por delegação de competências

Vogais:
Doutor José Henrique Fuentes Gomes Pereira (Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa)
Doutora Cláudia Sofia Ferreira Correia Minderico (Universidade Lusófona)
Doutor Pedro Alexandre Afonso da Sousa Moreira (Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto)
Doutor Vitor Hugo Teixeira (Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto)
Doutor José Manuel da Costa Soares (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)
Doutor José Fernando Magalhães Pinto Pereira (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)

Foram arguentes os Doutores Cláudia Minderico (Universidade Lusófona) e José Magalhães (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto).

A candidata foi Aprovada com Distinção.




Defesa de Provas de Doutoramento em Ciências do Desporto de Ana Catarina Sousa

No dia 2 de Abril de 2015 tiveram lugar as provas de doutoramento em Ciências do Desporto da estudante Ana Catarina Miranda de Sousa. A apreciação da tese, intitulada ‘Oxygen uptake kinetics and bioenergetic characterization around VO2max intensity in cyclic individual sports" teve início às 10.00, no Auditório Alberto Amaral da FADEUP.

O júri teve a seguinte constituição:

Presidente do Júri:
Director da Faculdade por delegação de competências

Vogais:
Doutor Andrew Mark Jones (Universidade de Exeter, Reino Unido)
Doutor Argyris Toubekis (University de Atenas)
Doutor Paulo Jorge Miranda Santos (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)
Doutor Leandro José Rodrigues Machado (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)
Doutor Ricardo Jorge Pinto Fernandes (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)
Doutor Eduardo Nuno Marques da Silva Moitas de Oliveira (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)

Foram arguentes os Doutores Andrew Mark Jones (Universidade de Exeter, Reino Unido) e Argyris Toubekis (Universidade de Atenas).

A candidata foi Aprovada com Distinção.




Luísa Estriga, investigadora do CIFI2D, ministra acção de formação “Andebol nas Escolas” em Mindelo (Cabo Verde)

Luísa Estriga, investigadora do CIFI2D, esteve envolvida na acção de formação o “Andebol nas escolas”, iniciativa da Federação Cabo-Verdiana de Andebol.
Esta acção de formação, realizada no mês de Janeiro de 2015, visou fomentar o desenvolvimento do andebol em países onde esta modalidade não se encontra bem divulgada e teve a participação de aproximadamente 40 treinadores e professores de Educação Física do Ensino Básico e Secundário.
João Pires, professor do Liceu Ludgero Lima e porta-voz dos formandos, classificou de “brilhante” a forma com a professora Luísa Estriga ministrou a formação, justificando o elogio com a “qualidade e a capacidade de seduzir” com palavras, reveladas nos três dias pela formadora portuguesa.




Colin Jackson na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto

Colin Jackson, figura ímpar do atletismo mundial (três vezes Campeão Mundial, Vice-Campeão Olímpico em Seoul, seis vezes Campeão da Europa, ex-recordista do mundo dos 110m barreiras e ainda recordista mundial dos 60 metros barreiras em pista coberta), visitou a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) no dia 28 de Janeiro de 2015.

Após uma visita guiada ao Laboratório de Biomecânica da Universidade do Porto (LABIOMEP), o atleta participou de uma mesa-redonda onde partilhou a sua experiência e conhecimentos como atleta de alto rendimento.

Depois teve lugar uma sessão prática, no pavilhão polivalente da FADEUP. Esta sessão envolveu a exibição técnica de alguns atletas de nível nacional do sector de barreiras, em conjunto com a apresentação de alguns meios disponíveis no LABIOMEP para avaliação e aconselhamento a atletas de elite.

Mais informações podem ser consultadas aqui.