Rui Araújo



Instituição Universidade do Porto,
Faculdade de Desporto
Categoria Professor Auxiliar
Convidado
Gabinete Voleibol
Email ruimfaraujo@gmail.com
Interesses de Investigação
Pedagogia do Desporto; Modelos
Instruccionais de Ensino
do Desporto; Formação
de Professores de Educação Física;
Análise e Observação do Jogo
de Voleibol




Publicações Seleccionadas

Araújo, R., Hastie, P., Lohse, K. R., Bessa, C., & Mesquita, I. (2017). The long-term development of volleyball game play performance using sport education and the step-game-approach model.
European Physical Education Review, XX
(X), 1-16. doi:10.1177/1356336X17730307

Araújo, R., Hastie, P., Bessa, C., & Mesquita, I. (2017). The evolution of student-coach’s pedagogical content knowledge in a combined use of sport education and the step-game-approach model. Physical Education and Sport Pedagogy, 22(5), 518-535. doi:10.1080/17408989.2017.1294668.

Araújo, R., Mesquita, I., Hastie, P., & Pereira, C. (2016). Students’ game performance improvements during a hybrid sport education–step-game-approach volleyball unit. European Physical Education Review, 22(2), 185-200. doi:10.1177/1356336x15597927

Araújo, R., Mesquita, I., & Hastie, P. (2014). Review of the status of learning in research on sport education: Future research and practice. Journal of Sports Science and Medicine, 13(4), 846-858.

Araújo, R. (2017). A aprendizagem dos alunos e as dinâmicas operantes no seio das equipas no modelo de educação desportiva: Evidências da investigação e direções futuras. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, 17(S1A), 39-47.

Mesquita, I., Afonso, J., Coutinho, P., & Araújo, R. (2015). Modelo de abordagem progressiva ao jogo no ensino do voleibol: Conceção, metodologia, estratégias pedagógicas e avaliação. In F. Tavares (Ed.), Jogos desportivos coletivos: Ensinar a jogar (2ª ed., pp. 73-122). Porto: Editora FADEUP.

Pereira, J., Araújo, R., Farias, C., Bessa, C., & Mesquita, I. (2016). Sport education and direct instruction units: Comparison of student knowledge development in athletics. Journal of Sports Science and Medicine, 15(4), 569-577.

Pereira, J., Hastie, P., Araújo, R., Farias, C., Rolim, R., & Mesquita, I. (2015). A comparative study of students’ track and field technical performance in sport education and in a direct instruction approach. Journal of Sports Science and Medicine, 14(1), 118-127.

Afonso, J., Araújo, R., Coutinho, P., & Pinheiro, P. M. (2017). O desempenho decisional nos jogos desportivos: Reflexões e aplicações. In F. Tavares & F. Casanova (Eds.), A tomada de decisão nos jogos desportivos coletivos: Do laboratório ao terreno de jogo (pp. 49-60). Porto: Editora FADEUP.

Afonso, J., Bessa, C., Araújo, R., Coutinho, P., & Mesquita, I. (2016). Translating formal game into manageable game forms. The case of volleyball. Research Quarterly for Exercise and Sport, 87(Suppl. 1), S27.




Orientações de Doutoramento

Eugénia Azevedo (em curso) (coorientação)
Compreensão, retenção e aceitação da informação por estudantes e atletas em episódios instrucionais relacionados com as tarefas desportivas.
Programa Doutoral em Ciências do Desporto, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, Portugal (orientação da Profª. Doutora Isabel Mesquita, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto).




Outras Funções

Formador no Curso Grau I, II e III de Treinadores de Voleibol na Federação Portuguesa de Voleibol.

Treinador Grau III (atletas dos 10 anos à idade adulta).