Paula Queirós
Instituição Universidade do Porto,
Faculdade de Desporto
Categoria Professora Auxiliar
Gabinete Pedagogia do Desporto
Email pqueiros@fade.up.pt
Cargos Directora do Segundo Ciclo
em Ensino de Educação Física nos
Ensinos Básico e Secundário
Interesses de Investigação
Pedagogia do Desporto; Formação
de Professores; Formação
de Profissionais de Educação Física
e Desporto; Axiologia do Desporto;
Axiologia Educacional; Estudos
de Género; Corpo - Categoria
Pedagógica
|
|
Publicações Seleccionadas
Queirós, P. Batista, P., & Rolim, R. (Eds.) (2014). Formação inicial de professores: Reflexão e investigação da prática profissional. Porto: Editora FADEUP.
Queirós, P. (2017). Da formação à profissão: Reflexões acerca do «como» se pode ensinar a ser professor. Revista Educação, Sociedade e Culturas, 50(Supl.), 99-119.
Queirós, P. (2014). Da formação à profissão: O lugar do estágio profissional. In P. Batista, A. Graça, & P. Queirós (Eds.), O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em educação física (pp. 67- 83). Porto: Editora FADEUP.
Batista, P., Queirós, P., & Graça, A. (Eds.) (2014). Estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em educação física. Porto: Editora FADEUP.
Queirós, P. (2014). Profissionalidade docente: Importância das questões deontológicas na formação inicial de profissionais (de educação física e desporto). In I. Mesquita & J. O. Bento (Eds.), Professor de educação física: Fundar e dignificar a profissão (pp. 55-73). Porto: Editora FADEUP.
Gomes, P., Alves, M., Queirós, P., & Batista, P. (2014). Learning through practice: A study with physical education pre-service teachers. The Open Sports Sciences Journal, 7(Suppl. 2, M6), 121-132. doi:10.2174/1875399X01407010121
Queirós, P. (2004). Para um novo enquadramento axiológico na participação de crianças e jovens no desporto. In A. Gaya, A. Marques, & G. Tani (Eds.), Desporto para crianças e jovens: Razões e finalidades (pp. 187-198). Porto Alegre: Editora da UFRGS.
Rolim, R., Batista, P., & Queirós, P. (Eds.) (2015). Desafios renovados para a aprendizagem em educação física. Porto: Editora FADEUP.
Batista, P., Queirós, P., Graça, A., & MacPhail, A. (2014). Construction and reconstrucion of teachers professional identity. The Open Sports Science Journal, 7(Suppl. 2, M1), 81-82. doi:10.2174/1875399X01407010081
Queirós, P. (2004). Da sociedade ao corpo: Alterações axiológicas. Implicações para os profissionais de educação física. In E. Lebre & J. Bento (Eds), Professor de educação física: Ofícios da profissão (pp. 149-162). Porto: Edição FCDEF-UP.
Orientações de Doutoramento
Ana Luísa Teixeira Nunes Pereira (OUT-2004) (co-orientação)
Para uma visão fenomenológica do corpo contemporâneo: Contributo a partir do alpinismo e das ginásticas de academia.
Programa Doutoral em Ciências do Desporto, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, Portugal (orientação do Prof. Doutor Rui Garcia, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto).
Luiz Alcides Ramires Maduro (03-MAI-2012) (co-orientação)
A formação e a sua influência no papel do treinador de Judo, no planeamento dos treinos e nas competições.
Programa Doutoral em Ciências do Desporto, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, Portugal (orientação do Prof. Doutor Amândio Graça, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto)
Fernando José Cardoso (JUL-2015) (co-orientação)
Educar, ensinar e aprender através do desporto escolar: Estudo de caso sobre a longevidade e sucesso desportivo de um grupo gímnico do desporto escolar.
Programa Doutoral em Ciências do Desporto, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, Portugal (orientação do Prof. Doutor Amândio Graça, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto)
Bruno Oliveira (JUL-2017) (orientação)
A construção da relação pedagógica em educação física: Um estudo de caso.
Programa Doutoral em Ciências do Desporto, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, Portugal (co-orientação do Prof. Doutor Amândio Graça, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto)
Paula Maria da Silveira Monteiro (em curso) (orientação)
Formação reflexiva de professores cooperantes em formato de comunidade de prática.
Programa Doutoral em Ciências do Desporto, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, Portugal (orientação da Profª Doutora Zélia Matos, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto)
Nuno Nóvoa Faria Martins Borges (em curso) (orientação)
Formação e desempenho profissional dos professores de educação física.
Programa Doutoral em Ciências do Desporto, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, Portugal (co-orientação da Prof. Doutora Zélia Matos, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto)
Rafael Carvalho da Silva Mocarzel (em curso) (co-orientação)
O valor educativo do kung-fu à luz da ética e da estética.
Programa Doutoral em Ciências do Desporto, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, Portugal (orientação da Profª Doutora Teresa Lacerda, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto).
Ana Margarida Alves (em curso) (co-orientação)
Constructing professional identities within a community of practice: An ethnographic research of pre-service physical education teachers.
Programa Doutoral em Ciências do Desporto, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, Portugal (orientação da Profª Doutora Paula Batista, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto).
Patrícia Gomes (em curso) (co-orientação)
Aprender a ser professor: Um estudo longitudinal com estudantes do 2º ciclo em ensino de educação física nos ensinos básico e secundário.
Programa Doutoral em Ciências do Desporto, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, Portugal (orientação da Profª Doutora Paula Batista, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto)
Outras Funções
Membro da Comissão Consultiva ‘Educação Física e Desporto na Escola’ do Comité Olímpico de Portugal
|