Patrícia Gomes


Afiliação CIFI2D
Email pgomes@fade.up.pt
Interesses de Investigação



Tese

Aprender a ser professor no processo da (re)construção da identidade profissional: Estudo em estudantes-estagiários de educação física.


Orientador: Paula Batista (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)
Co-orientador: Paula Queirós (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)




Publicações

Gomes, P., Queirós, P., & Batista, P. (2014). Aprender a ser professor: O papel dos agentes de mediação na formação inicial de professores de Educação Física. In P. Batista, A. Graça, & P. Queirós (Eds.), Livro de Resumos do Seminário Internacional ‘O Estágio Profissional na (Re)Construção da Identidade Profissional do Professor’ (p. 21). Porto: Editora FADEUP.

Gomes, P., Alves, M., Queirós, P., & Batista, P. (2014). Learning through practice: A study with physical education pre-service teachers. The Open Sports Sciences Journal, 7(Suppl. 2, M6), 21-132.

Gomes, P., Queirós, P., & Batista, P. (2014). A socialização antecipatória para a profissão docente: Estudo com estudantes de educação física. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, XXVIII, 167-192.

Gomes, P., Pereira, A. L., Graça, A., Queirós, P., & Batista, P. (2014). O estágio profissional em análise: Estudo com estudantes estagiários de educação física. Revista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, 1(3), 37-47.

Gomes, P., Queirós, P., & Batista P. (2014). Learning to be a teacher: A study in a practicum group of physical education pre-service teachers. (2014). In Abstracts book of the European Conference on Educational Research 2014 ‘The Past, Present and Future of Educational Research in Europe’ (p. 145). Porto: Universidade do Porto.

Gomes, P., Queirós, P., & Batista, P. (2014). O processo de aprendizagem na formação de professores: análise das ferramentas utilizadas pelos diferentes agentes mediadores. In Livro de Resumos do 3º Congresso Internacional do Ensino de Educação Física ‘Perspetiva Europeia do Ensino da Educação Física’ (p. 5). Maia: Instituto Superior da Maia (ISMAI).

Gomes, P., Queirós, P., & Batista, P. (2014). Aprender a ser professor: O papel dos agentes de mediação na formação inicial de professores de educação física. In P. Batista, A. Graça, & P. Queirós (Eds.), Livro de resumos do Seminário Internacional ‘O Estágio Profissional na (Re)Construção da Identidade Profissional do Professor’ (p. 21). Porto: Editora FADEUP.

Gomes, P., Ferreira, C., Pereira, A. L., & Batista, P. (2013). A identidade profissional do professor: Um estudo de revisão sistemática. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 27(2), 247-267.

Gomes, P., Queirós, P., & Batista, P. (2013). O papel do professor no contexto da formação inicial: Perspetiva dos estudantes do 1º ano do 2ºciclo em Ensino de Educação Física. In Livro de Resumos do III Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto (pp.32-33). Espinho.

Queirós, P., Batista, P., & Gomes, P. (2013). To be a teacher: The anticipatory in professional decision. In N. Balagué, C. Torrents, A. Vilanova, J. Cadefau, R. Tarragó, E. Tsolakidis (Eds.), Book of Abstracts of the 18th Annual Congress of the European College of Sport Science(ECSS) (p. 703). Barcelona, Espanha: INEFC.

Gomes, P., Queirós, P., & Batista, P. (2013). O papel do professor no contexto da formação inicial: Perspetiva dos estudantes do 1º ano do 2º ciclo em Ensino de Educação Física. In Livro de resumos do III Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto ‘A Pedagogia do Desporto. Contextos e Constrangimentos’ (pp. 32-33). Espinho, Portugal.

Barros, I., Gomes, P., Pereira, A. L., & Batista, P. (2012). El papel de la socialización antecipatoria en la (re)configuración de la indentidad profisional: Una pesquisa con estudantes de prácticas de educacíon física. Revista Ágora para La Educación Física y el Deporte, 14(3), 303-319.

Gomes, P., Batista, P., Graça, A., & Pereira, A. L. (2012). Aprender a ser professor: Um estudo com estudantes-estagiários de educação física. In J. Nascimento & G. Farias (Orgs.), Livro de resumos do II Congresso Internacional de Formação profissional em Educação Física e VI Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo de Educação Física (p. 157). Florianópolis, Brasil.

Gomes, P., Pereira, A. L., Graça, A., & Batista, P. (2012). The experience of being a physical education pre-service teacher within a community of practice. In A. Swennen, P. Vaz-Rebelo, J. Vermal, M. P. Lima, M. van der Klink, M. Golan, C. Gomes, C. van Velzen, T. Pessoa, C. Barreira, & A. Monteiro (Orgs.), Book of abstracts of the 4th Winter Conference (p. 71). Coimbra, Portugal.

Gomes, P., Ferreira, C., Batista, P. & Pereira, A. L. (2012). The role of anticipatory socialization and practicum experience to the (re)construction of professional identity: A study with pre-service teachers of physical education. In Abstracts book IJUP’12 5th Meeting of Young Researchers of University of Porto (p. 579). Porto, Portugal: Universidade do Porto.

Ferreira, C., Gomes, P., Pereira A. L., Graça, A., & Batista, P. (2012). The (re)construction of professional identity in the practicum context: Main results of a research project. In Abstracts book IJUP’12 5th Meeting of Young Researchers of University of Porto (p. 89). Porto, Portugal.

Silveira, G., Gomes, P., Ferreira, C., Pereira A. L., & Batista. (2012). Styles of supervision in the context of a practicum group: a study with cooperating teachers of physical education. In Abstracts book IJUP’12 5th Meeting of Young Researchers of University of Porto (p. 574). Porto, Portugal.

Gomes, P., Pereira, A. L., Amândio, A., & Batista P. (2012). A perceção dos estudantes-estagiários acerca da sua formação durante o processo de estágio profissional: um estudo com estudantes estagiários de educação física. In Á Aranha (Coord.), Livro de resumos do II Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto e de Artigos do 3º Congresso ‘A Escola, Hoje!’ (p. 71). Vila Real: UTAD.

Gomes P, Ferreira C, Silveira G, Batista P. (2011). The professional practicum on (re)construction of professional identity: Focus groups with pre-service teachers of physical education. In Libro de actas do VII Congreso Nacional de Ciencias del Deporte y Educación Física. Pontevedra, Espanha.

Silveira, G., Gomes, P., Graça, A., Pereira, A. L., & Batista, P. (2011). (Re)construction of the professional identity of cooperating teacher of physical education: Exploratory study. In Libro de actas do VII Congreso Nacional de Ciencias del Deporte y Educación Física. Pontevedra, Espanha.

Pereira, A. L., Gomes, P., Ferreira, C., Silveira, G., Batista, P., & Graça, A. (2011). The board diary as an instrument to capture the lived experience at practicum: A study case of a pre-service teacher. In Book of abstracts of the European Sociological Association (ESA) Conference ‘Social Relations in Turbulent Times’ (p. 578). Geneva, Switzerland.