Patrícia Coutinho



Instituição Universidade do Porto,
Faculdade de Desporto
Categoria Professora Auxiliar
Convidada
Gabinete Voleibol
Email pcoutinho@fade.up.pt
Interesses de Investigação
Talento Desportivo;
Desenvolvimento Desportivo
a Longo Prazo; Desenvolvimento
e Aprendizagem Motora; Influência
Parental; Formação de Treinadores;
Análise da Performance e do Jogo;
Voleibol




Publicações Seleccionadas

Coutinho, P., Mesquita, I., Davids, K., Fonseca, A. M., & Côté, J. (2016). How structured and unstructured sport activities aid the development of expertise in volleyball players. Psychology of Sport & Exercise, 25, 51-59. doi:10.1016/j.psychsport.2016.04.004

Coutinho, P., Mesquita, I., & Fonseca, A. M. (2016). Talent development in sport: A critical review of pathways to expert performance. International Journal of Sports Science and Coaching, 11(2), 279-293. doi:10.1177/1747954116637499

Coutinho, P., Mesquita, I., Fonseca, A. M., & De Martin-Silva, L. (2014). Patterns of sport participation in Portuguese volleyball players according to expertise level and gender. International Journal of Sport Science & Coaching, 9(4), 579-592.

Hancock, D., Coutinho, P., Côté, J., & Mesquita, I. (2018). Influences of population size and density on birthplace effects. Journal of Sports Sciences, 36(1), 33-38. doi:10.1080/02640414.2016.1276614

Coutinho, P., Mesquita, I., Fonseca, A. M., & Côté, J. (2015). Expertise development in volleyball: The role of early sport activities and players' age and height. Kinesiology, 47(2), 215-225.

Ramos, A., Coutinho, P., Silva, P., Davids, K., & Mesquita, I. (2017). How players exploit variability and regularity of game actions in female volleyball teams. European Journal of Sport Science, 17(4), 473-481. doi:10.1080/17461391.2016.1271459

Ramos, A., Coutinho, P., Silva, P., Davids, K., Guimarães, E., & Mesquita, I. (2017). Entropy measures reveal collective tactical behaviours in volleyball teams: How variability and regularity in game actions influence competitive rankings and match status. International Journal of Performance Analysis in Sport, 17(6), 848-862. doi:10.1080/24748668.2017.1405611

Coutinho, P., Sardinha, M., Estriga, L., & Mesquita, I. (2016). Formação de treinadores no contexto académico: Relação entre as perspetivas de ensino e as abordagens de aprendizagem. In I. Mesquita (Ed.), Investigação na formação de treinadores: Identidade profissional e aprendizagem (pp. 189-217). Porto: Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto.

Mesquita, I., Coutinho, P., De Martin-Silva, L., Parente, B., Faria, M., & Afonso, J. (2015). The value of indirect teaching strategies in enhancing student-coaches' learning engagement. Journal of Sports Science and Medicine, 14(3), 657-668.

Mesquita, I., Afonso, J., Coutinho, P., & Araújo, R. (2015). Modelo de abordagem progressiva ao jogo no ensino do voleibol: Conceção, metodologia, estratégias pedagógicas e avaliação. In F. Tavares (Ed.), Jogos desportivos coletivos: Ensinar a jogar (2ª ed., pp. 73-122). Porto: Editora FADEUP.




Projectos de Investigação/ Intervenção

2017 - ... - In search of excellence in sport. A mixed-longitudinal study in young athletes (INEX)
CIFI2D, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, Portugal




Orientações de Doutoramento

Ana Gracinda Alves Ramos (em curso) (coorientação)
The dynamical and complex system theories applied to volleyball game: A longitudinal study about the variability of team tactical response to different constraints.
Programa Doutoral em Ciências do Desporto, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, Portugal




Outras Funções

Formadora dos Cursos de Treinadores de Grau I, II e III, da Federação Portuguesa de Voleibol

Treinadora de Voleibol, escalões de formação, no Castêlo da Maia Ginásio Clube