Hans Joaquim Appell



Instituição Universidade Alemã
do Desporto, Instituto de Fisiologia
e Anatomia, Alemanha
Categoria Professor Catedrático
Gabinete Anatomia Funcional
Email appellnospam-dshs-koeln.de
Cargos Presidente do Senado da
Universidade Alemã do Desporto;
Director do Gabinete de Anatomia
Funcional do Instituto de Fisiologia
e Anatomia da Universidade Alemã
do Desporto
Interesses de Investigação Fisiologia
e Fisiopatologia Muscular
Esquelética; Atrofia muscular;
Plasticidade Muscular Esquelética




Hans Joachim Appell nasceu em Berlim, no dia 24 de Maio de 1952.
Em Colónia, iniciou os estudos na área das Ciências do Desporto e da Medicina Humana (1971), tendo-se doutorado em Morfologia Experimental e Medicina Desportiva, em 1977, pela Universidade Alemã do Desporto. Nesta Universidade fez provas de agregação (1981) na área da Morfologia Experimental e Anatomia Funcional.

É actualmente Professor e Director do Gabinete de Anatomia Funcional no Instituto de Fisiologia e Anatomia daquela Universidade, onde, desde 2002, exerce as funções de Presidente do Senado. Entre 1993 e 2002 foi o Professor Decano da Faculdade de Medicina e de Ciências Naturais.

Em 1989 teve início a sua cooperação com a Universidade do Porto, como docente, investigador e como orientador científico de vários docentes da Faculdade do Desporto. Esta intervenção, associada a outras que entretanto foi desenvolvendo nessa Faculdade - entre as quais se distinguem o delineamento de linhas de investigação, assim como a implementação e o desenvolvimento de metodologias laboratoriais -, foi decisiva para o incentivo da investigação científica na área da Biologia do Desporto.

No tocante à sua atividade editorial e científica, é, desde 1989, editor do International Journal of Sports Medicine. É autor ou co-autor de cerca de duas centenas de trabalhos científicos, os quais receberam mais de 500 citações referenciadas no Science Citation Index.

A sua investigação, centrada nas áreas da Fisiologia e da Fisiopatologia Muscular Esquelética, tem tido um forte impacto na medicina desportiva, na ortopedia e reabilitação funcional. Foi um dos pioneiros no estudo do fenómeno da atrofia muscular, como resposta ao desuso e à hipogravidade, e da plasticidade muscular esquelética, como resposta a diferentes estímulos.

Entre os numerosos prémios que recebeu, salienta-se o Prémio Carl Diem, em 1982, que representa a mais alta condecoração para os investigadores alemães na área das Ciências do Desporto. A importância dos seus trabalhos também lhe valeu a categoria de consultor da National Aeronautics and Space Administration e da European Space Agency.

A Universidade do Porto distinguiu-o com o título de Doutor Honoris Causa a 6 de Março de 2006, por proposta da Faculdade de Desporto.