Celina Gonçalves



Instituição Instituto Politécnico
de Bragança, Escola Superior
de Educação
Categoria Professora Adjunta
Gabinete Departamento de Ciências
do Desporto e Educação Física
Email celinag@ipb.pt
Interesses de Investigação
Gestão do Desporto; Marketing
de Desporto; Comportamento
do Consumidor; Estilos de vida;
Bem-Estar




Publicações Seleccionadas

Gonçalves, C., Coelho, T., Machado, S., & Rocha, N. (2017). 2D:4D digit ratio is associated with MMSE but not frailty in community-dwelling older adults. American Journal of Human Biology, 29(5), 1-7, e23003. doi:10.1002/ajhb.23003

Gonçalves, C., Biscaia, R., Correia, A., & Diniz, A. (2014). An examination of members’ intentions to recommend fitness centres. Motriz, 20(4), 384-391.

Lopes, V. P., Barnett, L. M., Saraiva, L., Gonçalves, C., Bowe, S. J., Abbott, G., & Rodrigues, L. P. (2016). Validity and reliability of a pictorial instrument for assessing perceived motor competence in Portuguese children. Child Care, Health and Development, 42(5), 666-674.

Gonçalves, C., Meireles, P., & Carvalho, M. J. (2016). Consumer behaviour in fitness club: Study of the weekly frequency of use, expectations, satisfaction and retention. The Open Sport Science Journal, 9, 62-70.

Lopes, P., Barnett, L. M., Saraiva, L., Gonçalves, C., Bowe, S. J., Abbott, G., & Rodrigues, L. P. (2018). Association between perceived and actual motor competence in Portuguese children. Journal of Motor Learning and Development, 0(0), 1-22. doi:10.1123/jmld.2016-0059

Lopes, V. P., & Gonçalves, C. (Eds.) (2015). Estudos em desenvolvimento motor da criança VIII. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação e Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano.

Gonçalves, C. (2008). Posicionamento em ginásios e health clubs. In A. Correia, A. Sacavém, & C. Colaço (Eds.), Manual de fitness e marketing: Para a competitividade de ginásios e health clubs. Lisboa: Visão e Contextos.

Gonçalves, C., & Diniz, A. (2015). Analysis of member retention in fitness through satisfaction, attributes perception, expectations and well-being. Revista Portuguesa de Marketing, 38(34), 65-76.

Gonçalves, C., Meireles, P., & Carvalho, M. J. (2014). Perceção dos atributos do serviço antes e após o reposicionamento: Estudo de caso de um clube de fitness. Revista Intercontinental de Gestão Desportiva, 4(Supl. I), 106-125.

Gonçalves, C. (2017). Antecedentes da retenção de clientes no fitness em Portugal: Um olhar sobre os últimos 5 anos. In V. Loureiro, N. Loureiro, L. Murta, J. Leal, & P. Bento (Eds)., Novos tempos do fitness: Da teoria à prática. Beja: Instituto Politécnico de Beja.




Projectos de Investigação

Causas de abandono e retenção em crianças e adolescentes que praticam futebol
Departamento de Ciências do Desporto e Educação Física do Instituto Politécnico de Bragança
Membro da equipa




Orientações de Doutoramento

Sandra Marisa Cardoso de Sousa (em curso) (coorientação)

Programa Doutoral em Ciências do Desporto, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, Portugal (orientação da Profª. Doutora Maria José Carvalho, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, Portugal)