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2018

Bastos, T., Querido, A., Villagra, A., Gorla, J. I., Fernandes, R. J., & Corredeira, R. (2018). How Down syndrome impacts on the athletes’ sports performance? In P. Morouço, H. Takagi, D. Tracey, & R. J. Fernandes (Eds.), Sport science: Current and future trends in for performance optimization (pp. 248-268). Polytechnic Institute of Leiria, Portugal: Portugal.

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2017

Afonso, J., Araújo, R., Coutinho, P., & Pinheiro, P. M. (2017). O desempenho decisional nos jogos desportivos: Reflexões e aplicações. In F. Tavares & F. Casanova (Eds.), A tomada de decisão nos jogos desportivos coletivos: Do laboratório ao terreno de jogo (pp. 49-60). Porto: Editora FADEUP.

Afonso, J., Mesquita, I., & Sampaio, J. (2017). Análise da performance desportiva. In Manual de Curso de Treinadores de Desporto - Grau III (pp. 1-75). Lisboa: IPDJ.

Andrade, R., Pereira, H., Vilas-Boas, J. P., Espregueira-Mendes, J., & van Dijk, C. N. (2017). Injury of ankle ligaments. In J. Espregueira-Mendes, C. N. van Dijk, P. Neyret, M. Cohen, S. Della Villa, H. Pereira, & J. M. Oliveira (Eds.), Injuries and health problems in football: What everyone should know (pp. 83-104). Berlin, Germany: Springer.

Bastos, T., Teixeira, J., Cunha, M., & Corredeira, R. (2017). Physical education and sport as a means to empower children with disability in educational and community settings: The contribution of paralympic education focusing on peers’ interactions. In A. J. S. Morin, C. Maïano, D. Tracey, & R. G. Craven (Eds.), Inclusive physical activities: International perspectives (pp. 91-108). Charlotte, NC: Information Age Press.

Carvalho, M. J., Menezes, V., & Paipe, G. (2017). O direito ao desporto como direito fundamental nos países de língua portuguesa. In K. L. Pachot Zambrana (Ed.), El derecho del deporte en iberoamérica: Desafíos y experiencias nacionales en el siglo XXI (pp. 126-149). Cuba: Editorial Unijuris.

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Casanova, F., & Tavares, F. (2017). As habilidades percetivo-cognitivas subjacentes à tomada de decisão dos atletas dos jogos desportivos e suas conceções. In F. Tavares & F. Casanova (Eds.), A tomada de decisão nos jogos desportivos coletivos (pp. 19-28). Porto: Editora FADEUP.

Domingues, A., Barbosa, F., Santos, M. B , Pereira, E. M., Seixas, A., ... Gabriel, J. (2017). Infrared thermography in swimming: Thermal characterization of swimming technique. In R. Vardasca & J. Gabriel (Eds.), Innovative research in thermal imaging for biology and medicine (pp. 199-219, ch. 9). USA: IGI-Global. doi:10.4018/978-1-5225-2072-6.ch009

Fernandes, R. J. (2017). Normas de qualidade pedagógica do professor de natação e atividades aquáticas. In A. Zaar (Ed.), Quem é o bom professor de educação física? (pp. 12-24, cap. 2). Erechim: Deviant Editora. Gonçalves, C. (2017). Antecedentes da retenção de clientes no fitness em Portugal: Um olhar sobre os últimos 5 anos. In V. Loureiro, N. Loureiro, L. Murta, J. Leal, & P. Bento (Eds.), Novos tempos do fitness: Da teoria à prática. Beja: Instituto Politécnico de Beja.

de Jesus, K., de Jesus, K., Mourão, L., Chainok, P., Gonçalves, P., ... Vilas-Boas, J. P. (2017). Bacsktroke start technique from feet immersed until current handgrips configuration: an overview of findings. In S. Fischer, & A. Kibele (Eds.), Contemporary swim spart research. Conference Book: Young experts’ workshop on swim start research 2015 (pp. 60-66). UK: Meyer & Meyer Sport.

de Jesus, K., de Jesus, K., Fernandes, R. J., & Vilas-Boas, J. P. (2017). Backstroke start technique performed under the current FINA rules: A study focusing on the new backstroke start wedge. In S. Fischer, & A. Kibele (Eds.), Contemporary swim spart research. Conference Book: Young experts’ workshop on swim start research 2015 (pp. 68-75). UK: Meyer & Meyer Sport.

Martins, M., Neves, L., Rodrigues, P., Vasconcelos, O., & Castro, S. L. (2017). A comparative study of rhythm perception in preterm and term children. In L. P. Rodrigues, F. M. Clemente, & R. Lima (Eds.), 10ºs Estudos em desenvolvimento motor da criança (pp. 53-63). Viana do Castelo: Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Medeiros, A., Marcelino, R., de Jesus, K., Viana, L., Afonso, J., & Mesquita, I. (2017). Análise da performance nos desportos coletivos. In R. H. Gonzalez, M. M. T. Machado (Eds.), Pedagogia do esporte: Novas tendências (pp. 231-256). Uberlândia, MG: Tavares & Tavares Emprendimentos Comerciais.

Mesquita, I. (2017). Modelos de ensino do desporto centrados no aluno: Imperativo do desporto hodierno. In R. H. Gonzalez, M. M. T. Machado (Eds.), Pedagogia do esporte: Novas tendências (pp. 65-85). Uberlândia, MG: Tavares & Tavares Emprendimentos Comerciais.

Moreira, A., Corredeira, R., Vale, S., & Vasconcelos, O. (2017). Prevalência de PDCD de crianças com 3 a 6 anos, nascidas pré-termo tardio e a termo. In L. P. Rodrigues, F. M. Clemente, & R. Lima (Eds.), 10ºs Estudos em desenvolvimento motor da criança (pp. 189-195). Viana do Castelo: Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Padilha, B., Bagatin, R., & Casanova, F. (2017). Avaliações e investigações acerca das habilidades perceptivo-cognitivas subjacentes à tomada de decisão nos jogos desportivos coletivos. In F. Tavares & F. Casanova (Eds.), A tomada de decisão nos jogos desportivos coletivos: Do laboratório ao terreno de jogo (pp. 29-48). Porto: Editora FADEUP.

Padilha, B., Bagatin, R., Milheiro, A., Tavares, F., Casanova, F., & Garganta, J. (2017). Visual search behavior and defensive tactical performance during small-sided conditioned soccer games. In F. Tavares & F. Casanova (Eds.), A tomada de decisão nos jogos desportivos coletivos: Do laboratório ao terreno de jogo (pp. 93-104). Porto: Editora FADEUP.

Queirós, P., & Batista, P. (2017). Estágio profissional: Etapa determinante na entrada na profissão. In P. Pereira, A. Cardoso, S. Vale, & B. Pereira (Coords.), Educação física lazer e saúde: Perspetivas de desenvolvimento num mundo globalizado (pp. 166-174). Porto: Escola Superior de Educação.

Rodrigues, P., Barros, R., Lopes, S., Ribeiro, M., Moreira, A., & Vasconcelos, O. (2017). Is gender a risk factor for developmental coordination disorder? In A. M. Columbus (Ed.), Advances in psychology research (Ch. 6, vol. 127, pp. 85-104). New York, NY: Nova Science Publishers.

Soltani, P., & Vilas-Boas, J. P. (2017). Sport exergames for physical education. In M. Khosrow-Pour (Ed.), Encyclopedia of information science and technology (4th ed., pp. 7358-7367). Hershey, PA: IGI Global. doi:10.4018/978-1-5225-2255-3.ch640

Tavares, F., & Casanova, F. (2017). Compreender a natureza decisional dos jogos desportivos coletivos. In F. Tavares & F. Casanova (Eds.), A tomada de decisão nos jogos desportivos coletivos: Do laboratório ao terreno de jogo (pp. 15-18). Porto: Editora FADEUP.

Tavares, F., & Casanova, F. (2017). Considerações práticas. In F. Tavares & F. Casanova (Eds.), A tomada de decisão nos jogos desportivos coletivos: Do laboratório ao terreno de jogo (pp. 61-63). Porto: Editora FADEUP.

Teixeira, I., Batista, P., Graça, A. (2017). A reconstrução da identidade profissional em comunidades de prática. In L. G. Correia, R. Leão, & S. Poças (Eds.), O tempo dos professores (pp. 71-87). Porto: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas/ Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Vardasca, R., Seixas, A., Gabriel, J., & Vilas-Boas, J. (2017). Infrared thermography in water sports. In J. Priego-Quesada (Ed.), Application of infrared thermography in sports science, biological and medical physics, biomedical engineering (Ch. 6, pp. 137-157). Austria: Springer. doi:10.1007/978-3-319-47410-6_6

Williams, A., Casanova, F., & Teoldo, I. (2017). Anticipation. In V. Zeigler-Hill & T. K. Shackelford (Eds.), Encyclopedia of personality and individual differences (pp. 491-494). doi:10.1007/978-3-319-28099-8

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2016

Abraldes, J. A., & Fernandes, R. J. (2016). Salvamento desportivo em piscina: Caracterização, iniciação desportiva, treino e investigação. In P. Morouço, N. Batalha, & R. J. Fernandes (Eds.), Natação e atividades aquáticas: Pedagogia, treino e investigação (pp. 220-242). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria.

Afonso J., Azevedo E., Estriga L., & Mesquita, I. (2016). A construção da identidade profissional do treinador no estágio profissionalizante: Estudo aplicado no contexto da formação académica. In I. Mesquita (Ed.), Investigação na formação de treinadores: Identidade profissional e aprendizagem (pp. 365-398). Porto: Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto (CIFI2D).

Afonso, J., Bessa, C., Araújo, R., Coutinho, P., & Mesquita, I. (2016). Translating formal game into manageable game forms. The case of volleyball. In P. Furley, F. Fasold, S. Hüttermann, T. Klein-Stoetebier, C. Kreitz, B. Noël, R. Rein, & D. Memmert (Eds.), Just play it: Innovative, international approaches to games (pp. 65). Hamburg: Feldhaus Edition Czwalina.

Almeida, P., Dias, G., Mendes, R., Martins, F., & Vasconcelos, O. (2016). Prática de jogos tradicionais nas atividades de enriquecimento curricular. In R. Mendes, G. Dias, J. Amado, & O. Vasconcelos (Eds.), Jogos e brinquedos populares: Tradição, património e legado (Cap. 3, pp. 25-43). Coimbra: Escola Superior de Educação de Coimbra.

Barboza, Z., Vasconcelos, O., Reyes, A. C., & Rodrigues, P. (2016). Desempenho coordenativo de crianças entre os 6 e os 10 anos de idade do concelho de Vouzela. In J. J. Serrano (Ed.), Estudos em desenvolvimento motor da criança IX (pp. 61-71). Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Castelo Branco.

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Batista, S., Arraes, J., Vasconcelos, O., & Rodrigues, P. (2016). Destreza manual: Estudo do desempenho manual em crianças de 6 a 12 anos. In J. J. Serrano (Ed.), Estudos em desenvolvimento motor da criança IX (pp. 72-77). Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Carvalho, M. J., Januário C., & Paipe, G. (2016). O direito fundamental ao desporto: Políticas de implementação em municípios de Portugal e Moçambique. In A. Garrido & L. Liñán (Dirs.), Anuário Iberoamericano de Derecho Deportivo (pp. 83-100). Perú: Fondo Editorial de la Universidad Inca Garcilaso de la Veja.

Carvalho, M. J., Menezes, V., & Paipe, G. (2016). O direito ao desporto como direito fundamental nos países de língua portuguesa. In K. L. Pachot Zambrana (Ed.), El derecho del deporte en Iberoamérica: Desafíos y experiencias nacionales en el siglo XXI (pp. 100-117). Santiago de Cuba: Editorial Unijuris.

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Coutinho, P., Sardinha, M., Estriga, L., & Mesquita, I. (2016). Formação de treinadores no contexto académico: Relações entre as perspetivas de ensino e as abordagens de aprendizagem. In I. Mesquita (Ed.), Investigação na formação de treinadores: Identidade profissional e aprendizagem (pp. 187-217). Porto: Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto.

Dias, G., Mendes, R., & Vasconcelos, O. (2016). Jogos tradicionais Portugueses: Abordagem pedagógica e aplicações práticas. In R. Mendes, G. Dias, J. Amado, & O. Vasconcelos (Eds.), Jogos e brinquedos populares: Tradição, património e legado(Cap. 2, pp. 15-22). Coimbra: Escola Superior de Educação de Coimbra.

Fonseca, J., & Mesquita, I. (2016). Desenvolvimento da identidade profissional do treinador desportivo: Uma área a explorar. In I. Mesquita (Ed.), Investigação na formação de treinadores: Identidade profissional e aprendizagem (pp. 87-123). Porto: Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto.

Fonseca, J., & Mesquita, I. (2016). O impacto da estrutura curricular e abordagens de ensino na (des)construção da identidade profissional do treinador. In I. Mesquita (Ed.), Investigação na formação de treinadores: Identidade profissional e aprendizagem (pp. 333-362). Porto: Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto.

Garcia, R. P. (2016). Educação multicultural: Uma exigência ética. In. J. D. L. Pereira, M. S. Lopes, & M. L. Cabral (Coords.), Animação multicultural: Globalização, multiculturalismo, educação intercultural e intervenção comunitária (pp. 135-143). Lisboa: Intervenção.

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Gomes, R., & Mesquita, I. (2016). As dinâmicas relacionais de treinadores estagiários numa comunidade de prática: Da tensão à colaboração. In I. Mesquita (Ed.), Investigação na formação de treinadores: Identidade profissional e aprendizagem (pp. 261-300). Porto: Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto.

Gomes, R., & Mesquita, I. (2016). Quadro sinótico da evolução da investigação no coaching dos desportos e formação de treinadores. In I. Mesquita (Ed.), Investigação na formação de treinadores: Identidade profissional e aprendizagem (pp. 15-56). Porto: Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto.

Gomes, R., Mesquita, I., & Batista, P. (2016). O valor das comunidades de prática na formação de treinadores: Da aprendizagem individual à colaborativa. In I. Mesquita (Ed.), Investigação na formação de treinadores: Identidade profissional e aprendizagem (pp. 127-157). Porto: Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto.

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Lacerda, T. O. (2016). Introdução. In T. O., Lacerda, G., Machado, & D. Loureiro (Eds.), Em jogo: Desporto, arte e lusofonia. Catálogo da exposição de artes plásticas 'Em jogo: Desporto, arte e lusofonia' (s/p). Porto: Editora FADEUP.

Lacerda, T. O. (2016). Irrequietude: À memória de Paulo Cunha e Silva. In T. O., Lacerda, G., Machado, & D. Loureiro (Eds.), Em jogo: Desporto, arte e lusofonia. Catálogo da exposição de artes plásticas 'Em jogo: Desporto, arte e lusofonia' (s/p). Porto: Editora FADEUP.

Mano, V., Mano, A., Crespo, J., & Fernandes, R. J. (2016). Conceptualização e operacionalização do treino de nadadores juvenis no Clube Desportivo de Estarreja. In P. Morouço, N. Batalha, & R. J. Fernandes (Eds.), Natação e atividades aquáticas: Pedagogia, treino e investigação (pp. 74-95). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria.

de Martin Silva, L., & Mesquita, I. (2016). A aprendizagem do treinador: Um processo de aquisição, participação e transformação. In I. Mesquita (Ed.), Investigação na formação de treinadores: Identidade profissional e aprendizagem (pp. 59-85). Porto: Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto.

de Martin Silva, L., & Mesquita, I. (2016). Como aprendem os estudantes a ser treinadores? Estudo longitudinal no contexto da formação académica no Reino Unido. In I. Mesquita (Ed.), Investigação na formação de treinadores: Identidade profissional e aprendizagem (pp. 161-185). Porto: Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto.

Mesquita, I., & Graça, A. (2016). O tratamento didáctico do conteúdo no ensino das actividades desportivas. In A. Shigunov & I. Fortunato (Eds.), Formação de professores em educação física: Diferentes olhares e perspectivas no Brasil, Espanha e Portugal (pp. 154-178). E-book: Edições Hipótese.

Moreira, A., Corredeira, R., Vale, S., Reyes, A., & Vasconcelos, O. (2016). Coordenação motora em crianças pré-escolares: Efeito da idade gestacional e do sexo. In J. J. Serrano (Ed.), Estudos em desenvolvimento motor da criança IX (pp. 202-208). Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Morouço, P., Batalha, N., Amaro, N., Marinho, D., Marques, D., & Fernandes, R. J. (2016). Treino da força em seco para nadadores. In P. Morouço, N. Batalha, & R. J. Fernandes (Eds.), Natação e atividades aquáticas: Pedagogia, treino e investigação (pp. 125-134). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria.

Reyes, A., Moreira, A., Rodrigues, P., & Vasconcelos, O. (2016). Coordenação motora de crianças com 5 e 6 anos de idade. In J. J. Serrano (Ed.), Estudos em desenvolvimento motor da criança IX (pp. 162-168). Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Santos, C., Rodrigues, P., Vasconcelos, O., & Garganta, R. (2016). Efeito da preferência manual nos níveis de aptidão física de jovens atletas. In J. J. Serrano (Ed.), Estudos em desenvolvimento motor da criança IX (pp. 97-104). Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Silva, A., Batista, P., & Mesquita, I. (2016). Perceções dos estagiários sobre o processo de tutoria no estágio profissional em treino desportivo. In I. Mesquita (Ed.), Investigação na formação de treinadores: Identidade profissional e aprendizagem (pp. 303-331). Porto: Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto.

Soares, S., Fernandes, R. J., & Vilas-Boas, J. P. (2016). Proposta metodológica para o ensino da técnica de mariposa. In P. Morouço, N. Batalha, & R. J. Fernandes (Eds.), Natação e atividades aquáticas: Pedagogia, treino e investigação (pp. 42-54). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria.

Soltani, P., & Vilas-Boas J. P. (2016). Muscle activation during exergame playing. In D. Novák, B. Tulu, & H. Brendryen (Eds.), Handbook of research on holistic perspectives in gamification for clinical practice (pp. 312-341). Hershey, PA: IGI Global. doi:10.4018/978-1-4666-9522-1

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