Publicações


Artigos

Livros

Capítulos
2016-2020
2011-2015
2006-2010



2015

Abraldes, J. A., & Fernandes, R. J. (2015). A natação e o salvamento aquático desportivo. In A. Zaar (Ed.), Natação: Uma proposta metodológica. Bela Vista - Erechim/ RS, Brasil: Editora Deviant.

Barreira, D. (2015). Conhecer o passado, gerir o presente e preparar o futuro do futebol: Da evolução das ideias e dos comportamentos das equipas, ao progresso do jogo (parte I). In J. Ferraz (Ed.), Mestrado em futebol (pp. 179-182). Porto: Treino Científico.

Barreira, D. (2015). Conhecer o passado, gerir o presente e preparar o futuro do futebol: Da evolução das ideias e dos comportamentos das equipas, ao progresso do jogo (parte II). In J. Ferraz (Ed.), Mestrado em futebol (pp. 183-187). Porto: Treino Científico.

Barreira, D. (2015). Perseguir uma forma de jogar exclusivamente referenciada à equipa sénior: Um equívoco? In J. Ferraz (Ed.), Mestrado em futebol (pp. 177-179). Porto: Treino Científico.

Bastos, T., & Martin, J. (2015). The psychosocial dynamics of sport participation for athletes with intellectual impairments. In E. S. Linton (Eds.), Advances in sports research (pp. 1-14). New York: Nova Science Press.

Ver Mais...

Batista, P., & Borges, C. (2015). Professor cooperante: Papel e desafios no contexto Português e Quebequese. In R. Resende, A. Albuquerque, & A. R. Gomes (Eds.), A formação e saberes em desporto, educação física e lazer. Lisboa: Visão e Contextos.

Batista, P., & Queirós, P. (2015). (Re)colocar a aprendizagem no centro da educação física. In R. Rolim, P. Batista, & P. Queirós (Eds.), Desafios renovados para a aprendizagem em educação física (pp. 29-43). Porto: Editora FADEUP.

Batista, S., Rodrigues, P., & Vasconcelos, O. (2015). Transferência intermanual da aprendizagem em tarefas de destreza manual. Estudo em crianças portuguesas e brasileiras. In V. Lopes & C. Gonçalves (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança VIII (pp. 36-41). Bragança: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.

Cândida, C., Freitas, G., & Batista, P. (2015). Caraterização dos níveis de atividade física e da composição corporal de alunos do ensino secundário de uma escola da região do Funchal: Estudo em adolescentes de peso normal, excesso de peso e obesidade. In R. Rolim, P. Batista, & P. Queirós (Eds.), Desafios renovados para a aprendizagem em educação física (pp. 189-202). Porto: Editora FADEUP.

Carvalho, M. J., Januário, C., & Paipe, G. (2015). O direito fundamental ao desporto: Políticas de implementação em Portugal e em Moçambique. In A. Garrido & L. Liñán (Dirs.), Anuario iberoamericano de derecho deportivo (pp. 83-100). Peru: Fondo Editorial de la Universidad Inca Garcilaso de la Veja.

Casanova, F. (2015). A propósito da importância da excelência decisional do futebolista. In J. Ferraz (Ed.), Mestrado em futebol (pp. 171-172). Porto: Treino Científico.

Estriga, L. (2015). A iniciação ao andebol (handebol): Uma abordagem centrada no desenvolvimento das competências de jogo. In K. L. Lemos, P. J. Greco, & J. C. P. Morales (Eds.), 5º Congresso Internacional de Jogos Desportivos (pp. 255-270). Belo Horizonte, Brasil: Instituto Casa da Educação Física.

Fernandes, A., Melo, F., & Queirós, P. (2015). Aprender, viver, partilhar (n)a diferença. In R. Rolim, P. Batista, & P. Queirós (Eds.), Desafios renovados para a aprendizagem em educação física (pp. 203-221). Porto: Editora FADEUP.

Garganta, J. (2015). Em defesa da relevância do treino e da competição na construção do talento para jogar futebol: Quem pode ser talento? In J. Ferraz (Ed.), Mestrado em futebol (pp. 147-150). Porto: Treino Científico.

Garganta, J. (2015). Formação e orientação no treino do Futebol. In J. Ferraz (Ed.), Mestrado em futebol (pp. 144-147). Porto: Treino Científico.

Garganta, J. (2015). Para onde olhar para ver o jogo de Futebol por dentro? In J. Ferraz (Ed.), Mestrado em futebol (pp. 150-155). Porto: Treino Científico.

Garganta, R., & Santos C. (2015). Proposta de um sistema de promoção da atividade física/ exercício físico, com base nas “novas” perspetivas do treino funcional. In R. Rolim, P. Batista, & P. Queirós (Eds.), Desafios renovados para a aprendizagem em educação física (pp. 125-158). Porto: Editora FADEUP.

Gomes, R., Farias, C., & Mesquita, I. (2015). O desenvolvimento do conhecimento de treinadores estagiários em comunidade de prática: Uma demanda colaborativa para a promoção de abordagens de treino centradas nos atletas. In I. Mesquita (Ed.), Investigação na formação de treinadores: Identidade profissional e aprendizagem (pp. 219-258 ). Porto: CIFI2D.

Graça, A. (2015). Formação do professor de educação física: Evolução do quadro normativo. In R. Resende, A. Albuquerque, & A. R. Gomes (Eds.), Formação e saberes em desporto, educação física e lazer (pp. 275-313). Lisboa: Visão e Contextos.

Graça, A. (2015). O discurso pedagógico da educação física. In R. Rolim, P. Batista, & P. Queirós (Eds.), Desafios renovados para a aprendizagem em educação física (pp. 11-27). Porto: FADEUP.

Graça, A. (2015). Relação pedagógica e experiência dos alunos no ensino e aprendizagem dos jogos desportivos. In K. L. Lemos, P. J. Greco, & J. C. P. Morales (Eds.), 5º Congresso Internacional dos Jogos Desportivos (pp. 63-86). Belo Horizonte, Brasil: Institituto Casa da Educação Física.

Graça, A., & Mesquita, I. (2015). Modelos e conceções de ensinos dos jogos desportivos. In F. Tavares (Ed.), Jogos desportivos coletivos: Ensinar a jogar (2ª Ed., pp. 9-54). Porto: Editora FADEUP.

Graça, A., Santos, E., Santos, A., & Tavares, F. (2015). O ensino do basquetebol. In F. Tavares (Ed.), Jogos desportivos coletivos: Ensinar a jogar (2ª Ed., pp. 165-198). Porto: Editora FADEUP.

Guilherme, J. (2015). Um olhar sobre o ensino dos jogos desportivos em contexto escolar. In R. Rolim, P. Batista, & P. Queirós (Eds.), Desafios renovados para a aprendizagem em educação física (pp. 107-124). Porto: Editora FADEUP.

Macedo, N., & Casanova, F. (2015). Observação e análise das ações de bola parada ofensivas e defensivas na segunda Liga Profissional Portuguesa. In J. Ferraz (Ed.), Mestrado em futebol (pp. 173-176). Porto: Treino Científico.

Matias, A., Carita, A., Martins, R., & Vasconcelos, O. (2015). Escrita e coordenação. In V. Lopes & C. Gonçalves (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança VIII (pp. 92-97). Bragança: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.

Meneses, A., Oliveira, J., Silva, S., Silva, T., & Batista, P. (2015). Perfil de liderança e aprendizagem em grupo no contexto do modelo de educação desportiva. In R. Rolim, P. Batista, & P. Queirós (Eds.), Desafios renovados para a aprendizagem em educação física (pp. 161-188). Porto: Editora FADEUP.

Mesquita, I. (2015). Formação de treinadores: Como alocar um discurso teórico à prática? In K. L. Lemos, P. J. Greco, & J. C. P. Morales (Eds.), 5º Congresso Internacional de Jogos Desportivos (pp. 143-168). Belo Horizonte, Brasil: Instituto Casa da Educação Física.

Mesquita, I. (2015). Pedagogia e treino desportivo: Implicações para a formação do treinador. In R. Resende, A. Albuquerque, & A. R. Gomes (Eds.), Formação e saberes em desporto, educação física e lazer (pp. 67-85). Lisboa: Visão e Contextos.

Mesquita, I., Afonso, J., Coutinho, P., & Araújo, R. (2015). Modelo de abordagem progressiva ao jogo no ensino do voleibol: Conceção, metodologia, estratégias pedagógicas e avaliação. In F. Tavares (Ed.), Jogos desportivos coletivos: Ensinar a jogar (2ª Ed., pp. 73-122). Porto: Editora FADEUP.

Mil-Homens, P., & Vilas-Boas, J. P. (2015). Fatores biomecânicos. In P. Mil-Homens, P. P. Correia, & G. V. Mendonça (Eds.), Treino da força: Princípios biológicos e métodos de treino (Vol. 1). Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

Oliveira, R., Bastos, M., & Campos, M. (2015). O efeito da aplicação de um programa de treino na coordenação motora de alunos de educação física do 3º ciclo do ensino básico. In R. Rolim, P. Batista, & P. Queirós (Eds.), Desafios renovados para a aprendizagem em educação física (pp. 311-327). Porto: Editora FADEUP.

Pechincha, P., Marques, A., & Cabral, J. A. S. (2015). Portuguese universities on the rankings: Strategies for improvement. In A. Gradim & C. Moura (Orgs.), Communicating and evaluating science (pp. 59-88). Universidade da Beira Interior: Editora LabCom.IFP.

Reis, A., Corredeira, R., Rodrigues, P., & Vasconcelos, O. (2015). Antropometria da mão, força de preensão e destreza manual: Estudo em crianças e adultos com trissomia 21 e desenvolvimento típico. In V. Lopes & C. Gonçalves (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança VIII (pp. 196-201). Bragança: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.

Rocha, D., Vasconcelos, O., & Rodrigues, P. (2015). Equilíbrio em crianças e jovens cegos e de baixa visão: Efeito da preferência podal e da atividade física. In V. Lopes & C. Gonçalves (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança VIII (pp. 208-213). Bragança: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.

Rodrigues, P., & Barros, R. (2015). Issues surrounding the assessment of developmental coordination disorder. In A. M. Columbus (Ed.), Advances in psychology research (Vol. 109, pp. 1-28). New York, NY, EUA: Nova Science Publishers.

Rolim, R. (2015). O modelo de educação desportiva e as novas tecnologias como veículos impulsionadores da renovação do ensino da educação física na escola. In R. Rolim, P. Batista, & P. Queirós (Eds.), Desafios renovados para a aprendizagem em educação física (pp. 45-105). Porto: Editora FADEUP.

Sarmento, J. P., & Carvalho, M. J. (2015). A gestão desportiva na Europa e em Portugal. In P. S. Vence, V. M. J. Nassif, & L. P. Masteralexis (Orgs.), Gestão do esporte: Casos brasileiros e internacionais (pp. 291- 307). Rio de Janeiro, Brasil: Editora LTC – Livros Técnicos e Científicos.

Sousa, S., Abraldes, J. A., & Fernandes, R. J. (2015). Caracterização técnica qualitativa de jovens nadadores. In A. Zaar (Ed.). Natação: Uma proposta metodológica. Bela Vista - Erechim/ RS, Brasil: Editora Deviant.

Tavares, F., & Casanova, F. (2015). A atividade decisional do jogador nos jogos desportivos coletivos. In F. Tavares (Ed.), Jogos desportivos coletivos: Ensinar a jogar (2ª Ed., pp. 55-72). Porto: Editora FADEUP.

Tavares, F., Padilha, M., & Casanova, F. (2015). A intervenção decisional do jogador na participação de elevados desempenhos desportivos: Realidade e… futuro? In K. L. Lemos, P. J. Greco, & J. C. P. Morales (Eds.), 5º Congresso Internacional de Jogos Desportivos (pp. 37-42). Belo Horizonte, Brasil: Instituto Casa da Educação Física.

Tavares, F., Santos, A., & Gonçalves, L. (2015). A perceção dos experts acerca dos fatores relevantes para o desenvolvimento do jogador de basquetebol. In K. L. Lemos, P. J. Greco, & J. C. P. Morales (Eds.), 5º Congresso Internacional de Jogos Desportivos (pp. 101-122). Belo Horizonte, Brasil: Instituto Casa da Educação Física.

Vaz, J., Vieira, L. P., & Queirós, P. (2015). Níveis de motivação dos alunos para as aulas de educação física: Estudo numa turma do 12º ano de escolaridade. In R. Rolim, P. Batista, & P. Queirós (Eds.), Desafios renovados para a aprendizagem em educação física (pp. 269-296). Porto: Editora FADEUP.

Voltar para o topo



2014

Almeida, G., Paisana, J., Francisco, D., Carneiro, T., Correia, A., & Soares, S. (2014). Registo permanente da aprendizagem em educação física. In P. Queirós, P. Batista, & R. Rolim (Eds.), Formação inicial de professores: Reflexão e investigação da prática profissional (pp. 215-249). Porto: Editora FADEUP.

Alves, M., Queirós. P., & Batista, P. (2014). Os processos de agenciamento e de estrutura no contexto do estágio profissional: A voz dos estudantes-estagiários. In P. Batista, A. Graça, & P. Queirós (Eds.), O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em educação física (pp. 209-239). Porto: Editora FADEUP.

Arrais, A., Catela, D., & Vasconcelos, O. (2014). Preferência manual na desordem coordenativa no desenvolvimento em crianças do ensino pré-escolar. In C. Neto, J. Barreiros, R. Cordovil, & F. Melo (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança VII (pp. 175-182). Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa.

Arrais, A., Vasconcelos, O., & Catela, D. (2014). Análise dinâmica do uso da mão em crianças de 3-6 anos de idade com desordem coordenativa no desenvolvimento, na tarefa midline crossing. In C. Neto, J. Barreiros, R. Cordovil, & F. Melo (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança VII (pp. 163-168). Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa.

Arrais, A., Vasconcelos, O., & Catela, D. (2014). Intervenção em crianças do pré-escolar com desordem coordenativa no desenvolvimento. In C. Neto, J. Barreiros, R. Cordovil, & F. Melo (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança VII (pp. 183-190). Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa.

Ver Mais...

Ávila-Carvalho, L., Leandro, C., & Lebre, E. (2014). O conteúdo dos exercícios de competição em ginástica rítmica. In L. M. Schiavon, M. A. C. Bortoleto, M. Nunomura, & E. de Toledo (Eds.), Ginástica de alto rendimento (pp. 80-97). Várzea Paulista, Brasil: Edições Fontoura.

Ávila-Carvalho, L., Leandro, C., & Lebre, E. (2014). The content of rhythmic gymnastics competition routines. In L. M. Schiavon, M. A. C. Bortoleto, M. Nunomura, & E. de Toledo (Eds.), High performance gymnastics (pp. 81-98). Hildesheim, Germany: Arete.

Batista, P. (2014). O papel do estágio profissional na (re)construção da identidade profissional no contexto da educação física: Cartografia de um projeto de investigação. In P. Batista, A. Graça, & P. Queirós (Eds.), O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em educação física (pp. 9-41). Porto: Editora FADEUP.

Bento, J. O. (2014). Do agonismo grego e da competição desportiva. In Comissão de Ética da Universidade do Porto (Ed.), Universidade, ciência e sociedade: Desafios e fronteiras éticas. Porto: Comissão de Ética da Universidade do Porto.

Bento, J. O. (2014). Universidade, competitividade, produtividade e rankings. In Comissão de Ética da Universidade do Porto (Ed.), Universidade, ciência e sociedade: Desafios e fronteiras éticas. Porto: Comissão de Ética da Universidade do Porto.

Bento, J. O. (2014). Acerca da formação do treinador. In W. Wey Moreira & J. O. Bento (Eds.), Citius altius fortius: Brasil, esportes e jogos olímpicos sportivus (pp. 75-96). Belo Horizonte, Brasil: Instituto Casa da Educação Física.

Bento, J. O. (2014). Bandeiras da lusofonia. In A. Faria Júnior, J. O. Bento, R. Ferreira, & C. Boschi (Orgs.), Educação física e desporto: Relação Brasil Portugal (pp. 13-37). Belo Horizonte, Brasil: Instituto Casa da Educação Física.

Bento, J. O. (2014). Em nome do desporto. In A. Gaya e colaboradores (Eds.), Educação física: Ordem, caos e utopia (pp. 135-177). Belo Horizonte, Brasil: Instituto Casa da Educação Física.

Bento, J. O., & Marinho, T. (2014). O desporto e o espaço urbano. In A. Faria Júnior, J. O. Bento, R. Ferreira, & C. Boschi (Orgs.), Educação física e desporto: Relação Brasil Portugal (pp. 131-143). Belo Horizonte, Brasil: Instituto Casa da Educação Física.

Botelho-Gomes. P., Queirós, P., & Silva, P. (2014). Género, educação física e desporto: A quadratura do círculo. In I. Mesquita & J. O. Bento (Eds.), Professor de educação física: Fundar e dignificar a profissão (pp. 131-156). Porto: Editora FADEUP.

Calderón, A., & Rolim, R. (2014). Otros elementos de iniciación deportiva al atletismo. In A. Valero & A. Marmol (Eds.), Fundamentos del atletismo: Claves para su enseñanza (pp. 103-127). Madrid, España: Pila Teleña.

Cardoso, I., Batista, P., & Graça, A. (2014). Aprender a ser professor em comunidade de prática: Um estudo com estudantes estagiários de educação física. In P. Batista, A. Graça, & P. Queirós (Eds.), O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em educação física (pp. 181-207). Porto: Editora FADEUP.

Carvalho, M. J. (2014). Do direito à educação e ao desporto às responsabilidades do professor de educação física. In I. Mesquita & J. O. Bento (Eds.), Professor de educação física: Fundar e dignificar a profissão (pp. 281-299). Porto: Editora FADEUP.

Carvalho, M. J. (2014). Desporto profissional em Portugal: Elementos fundamentais da sua regulamentação. In A. Garrido & L. Liñán (Dirs.), Anuario iberoamericano de derecho deportivo (pp. 377-393). Peru: Fondo Editorial de la Universidad Inca Garcilaso de la Veja.

Costa, M., Batista, P., & Graça, A. (2014). A formação inicial de professores de educação física em Portugal e sua relação com o processo de Bolonha. In P. Batista, A. Graça, & P. Queirós (Eds.), O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em educação física (pp. 87-111). Porto: Editora FADEUP.

Cunha, M., Batista, P., & Graça, A. (2014). Um olhar sobre o estágio em educação física: Representações de estagiários do ensino superior público português. In P. Batista, A. Graça, & P. Queirós (Eds.), O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em educação física (pp. 143-179). Porto: Editora FADEUP.

Cunha, M., Vilas Boas, J. P., Silva, T., Teixeira, T., Lopes, S., & Marques, P. (2014). Análise do ensino na disciplina de educação física: Desenvolvimento de uma ferramenta de observação e registo no Colégio de Gaia. In P. Queirós, P. Batista, & R. Rolim (Eds.), Formação inicial de professores: Reflexão e investigação da prática profissional (pp. 199-213). Porto: Editora FADEUP.

Fernandes, R. J., Vilas-Boas, J. P., & Baldari, C. (2014). Economia de nado: Parâmetro determinante na avaliação e controlo do treino. In Y. Mota Soares (Ed.), Treinamento esportivo: Aspectos multifatoriais do rendimento (pp. 51-70). Rio de Janeiro, Brasil: Editora MedBook.

Ferreira, V., Moreira, L., Garganta, R., & Santos, P. (2014). Relação entre o índice de atividade física e a composição corporal: Estudo realizado em alunos portugueses de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 17 e os 20 anos. In P. Queirós, P. Batista, & R. Rolim (Eds.), Formação inicial de professores: Reflexão e investigação da prática profissional (pp. 323-339). Porto: Editora FADEUP.

Garcia, R. P., Marinho, T., & Sousa, A. (2014). Pessoas com deficiência: Para além do rosto. In I. Mesquita & J. O. Bento (Eds.), Professor de educação física: Fundar e dignificar a profissão (pp. 275-300). Porto: Editora FADEUP.

Garcia, R. P. (2014). Ser velho, hoje. In A. Gaya e colaboradores (Eds.), Educação física: Ordem, caos e utopia (pp. 253-277). Belo Horizonte, Brasil: Instituto Casa da Educação Física.

Garcia, R. P., & Monteiro, A. (2014). Do desporto à transcendência: Um caminho de superação. In A. Faria Júnior, J. O. Bento, R. Ferreira, & C. Boschi (Orgs.), Educação física e desporto: Relação Brasil Portugal (pp. 95-106). Belo Horizonte, Brasil: Instituto Casa da Educação Física.

Gomes, P., Queirós, P., & Batista, P. (2014). Aprender a ser professor: O papel dos agentes de mediação na formação inicial de professores de Educação Física. In P. Batista, A. Graça, & P. Queirós (Eds.), O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em educação física (pp. 241-265). Porto: Editora FADEUP.

Graça, A. (2014). A construção da Identidade profissional em tempos de incerteza. In P. Batista, A. Graça & P. Queirós (Eds.), O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em educação física. Porto: Editora FADEUP.

Lacerda, T. O., Graça, M. L., & Pereira, P. C. (2014). Fora do corpo não reconheço a densidade da alma: Da educação física e da relação estética com o mundo. In I. Mesquita & J. O. Bento (Eds.), Professor de educação física: Fundar e dignificar a profissão (pp. 247-265). Porto: Editora FADEUP.

Matos, Z. (2014). Educação física na escola: Da necessidade da formação aos objetivos e conteúdos formativos. In I. Mesquita & J. O. Bento (Eds.), Professor de educação física: Fundar e dignificar a profissão (pp. 143-175). Porto: Editora FADEUP.

Mesquita, I. (2014). A avaliação da performance dos alunos nos jogos desportivos. In I. H. Lopes, E. Gouveia, R. J. Alves, & A. L. Correia (Eds.), Problemáticas da educação física (pp. 59-64). Funchal: Universidade da Madeira.

Mesquita, I. (2014). Fundar o lugar do desporto na escola através do modelo de educação desportiva. In I. Mesquita & J. O. Bento (Eds.), Professor de educação física: Fundar e dignificar a profissão (pp. 191-221). Porto: Editora FADEUP.

Mesquita, I. (2014). Mudança de paradigma na formação de treinadores: O valor da aprendizagem experiencial. In P. Batista, A. Graça, & P. Queirós (Eds.), O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em educação física (pp. 333-359). Porto: Editora FADEUP.

Miranda, D., Teixeira, O., & Sousa, T. O. (2014). Desenvolvimento da força nas aulas de educação física em jovens entre os 13 e 16 anos de idade: Exemplo de um programa de intervenção. In P. Queirós, P. Batista, & R. Rolim (Eds.), Formação inicial de professores: Reflexão e investigação da prática profissional (pp. 251-266). Porto: Editora FADEUP.

Muller, T., Delgado, C., Sarmento, J. P., Muller, E., & Carvalho M. J. (2014). Aliança Intercontinental de Gestão Desportiva: Estrutura organizativa e modelo de negócio de uma organização em rede. In A. Faria Júnior, J. O. Bento, R. Ferreira, & C. Boschi (Orgs.), Educação física e desporto: Relação Brasil Portugal (pp. 145-174). Belo Horizonte, Brasil: Instituto Casa da Educação Física.

Queirós, P. (2014). Da formação à profissão: O lugar do estágio profissional. In P. Batista, A. Graça, & P. Queirós (Eds.), O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em educação física (pp. 67- 83). Porto: Editora FADEUP.

Queirós, P. (2014). Profissionalidade docente: Importância das questões deontológicas na formação inicial de profissionais (de educação física e desporto). In I. Mesquita & J. O. Bento (Eds.), Professor de educação física: Fundar e dignificar a profissão (pp. 55-73). Porto: Editora FADEUP.

Reis, A., Corredeira, R., & Vasconcelos, O. (2014). Antropometria da mão, força de preensão e destreza manual: estudo em crianças com trissomia 21 e com desenvolvimento típico. In C. Neto, J. Barreiros, R. Cordovil, & F. Melo (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança VII (pp. 155-161). Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa.

Rodrigues, P., & Vasconcelos, O. (2014). Issues in developmental coordination disorder. In C. Neto, J. Barreiros, R. Cordovil, & F. Melo (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança VII (pp. 191-197). Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa.

Rodrigues, P., Vasconcelos, O., Soares, D. &. Castro, M. P. (2014). Dominância podal: Assimetrias em parâmetros biomecânicos após a aquisição da marcha. In C. Neto, J. Barreiros, R. Cordovil, & F. Melo (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança (pp. 93-99). Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa.

Rolim, R., & Mesquita I. (2014). Subsídios para a aplicação do modelo de educação desportiva no ensino do desporto nas aulas de educação física. In I. Mesquita & J. O. Bento (Eds.), Professor de educação física: Fundar e dignificar a profissão (pp. 223-254). Porto: Editora FADEUP.

Rolim, R., & Mesquita, I. (2014). Subsídios para a aplicação do modelo de educação desportiva no ensino do desporto nas aulas de educação física. In I. Mesquita & J. O. Bento (Eds.), Professor de educação física: Fundar e dignificar a profissão (pp. 215-246). Belo Horizonte, Brasil: Instituto Casa da Educação Física.

Santos, E., & Mota Soares, Y. (2014). Treinamento complexo: Aspectos conceituais e metodológicos. In Y. Mota Soares (Org.), Treinamento esportivo: Aspectos multifatoriais do rendimento (pp. 99-122). Rio de Janeiro, Brasil: Editora Medbook.

Sarmento, J.P., & Carvalho, M. (2014). Gestão de instalações desportivas. In M. Arraya & M. N’Gila Silva (Ed.), Tendências contemporâneas da gestão desportiva (pp. 427-453). Lisboa: Visão e Contextos, Edições e Representações.

Sarmento, J. P., & Pinto, A. (2014). Gestão de eventos desportivos. In M. Arraya & M. N’Gila Silva (Ed.), Tendências contemporâneas da gestão desportiva (pp. 345-374). Lisboa: Visão e Contextos, Edições e Representações.

Seixas, A., Gonjo, T., Vardasca, R., Gabriel, J., Fernandes, R. J., & Vilas-Boas, J. P. (2014). A preliminary study on the relationship between energy expenditure and skin temperature in swimming. In Quantitative Infrared Thermography Association (Eds.), Archives of the 12th International Conference on Quantitative InfraRed Thermography. Bordeaux, France: Quantitative InfraRed Thermography Association.

Seixas, A., Vardasca, R., Gabriel, J., & Vilas-Boas, J. P. (2014). Recent application of infrared thermography in work-related musculoskeletal disorders. In P. Arezes, J. S. Baptista, M. P. Barroso, P. Carneiro, P. Cordeiro, N. Costa, R. Melo, A. S. Miguel, & G. P Perestrelo (Eds.), Occupational safety and hygiene II (pp. 737-741). London, UK: Taylor & Francis Group.

Silva, H., Moreira, L., Garganta, R., & Santos, P. (2014). Avaliação da aptidão cardiorrespiratória em contexto escolar: Estudo realizado em alunos portugueses de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 17 e os 19 anos. In P. Queirós, P. Batista, & R. Rolim (Eds.), Formação inicial de professores: Reflexão e investigação da prática profissional (pp. 291-306). Porto: Editora FADEUP.

Silva, T., Batista, P., & Graça, A. (2014). O estágio profissional no contexto da formação inicial de professores de educação física: Estudo em instituições universitárias públicas portuguesas. In A. Lopes, M. A. S. Cavalcante, D. A. Oliveira, & A. M. Hypólito (Eds.), Trabalho docente e formação: políticas, práticas e investigação: Pontes para a mudança (pp. 1557-1569). Porto: CIIE/ FPCEUP.

Silva, T., Batista, P., & Graça, A. (2014). Os programas de formação inicial de professores de educação física nas universidades públicas portuguesas: Da estrutura aos fundamentos. In P. Batista, A. Graça, & P. Queirós (Eds.), O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em educação física (pp. 113-141). Porto: Editora FADEUP.

Soltani, P., Figueiredo, P., Fernandes, R., Fonseca, P., & Vilas-Boas, J. P. (2014). Muscle activation during swimming exergame. In B. Mason (Ed.), Book of proceedings of the XII International Symposium on Biomechanics and Medicine in Swimming (pp. 248-252). Canberra, Australia: Australian Institute of Sport.

Sousa, A., Corredeira, R., Pereira, A. L. (2014). Narrative lived in Portuguese Paralympic sport. In K. Rubio (Ed.), Preservation of memory: The social responsibility of Olympic Games (pp. 135-157). São Paulo, Brasil: Editora Laços.

Sousa, R., Melo, F., & Queirós, P. (2014). Projeto de intervenção com uma aluna obesa: Um estudo de caso. In P. Queirós, P. Batista, & R. Rolim (Eds.), Formação inicial de professores: Reflexão e investigação da prática profissional (pp. 267-290). Porto: Editora FADEUP.

Souza, A., Vasconcelos, O., Cymrot, R., & Blascovi-Assis, S. (2014). Antropometria manual de indivíduos com síndrome de Down de 6 a 14 anos de idade. In C. Neto, J. Barreiros, R. Cordovil, & F. Melo (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança VII (Vol. VII, pp. 169-174). Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa.

Stallman, R., Abraldes, A., & Soares, S. (2014). Direct body contact swimming rescues. In J. Bierens (Ed.), Handbook on drowning: Prevention, rescue, treatment (2nd rev. ed.). Berlin, Germany: Springer-Verlag Berlin and Heidelberg GmbH & Co. K.

Vale, J., Corredeira, R., Vasconcelos, O., Rodrigues, P., Barros, B., & Bastos, T. (2014). O efeito de um programa educacional de equitação terapêutica no desenvolvimento da coordenação motora e equilíbrio em crianças com perturbações do espectro do autismo. In C. Neto, J. Barreiros, R. Cordovil, & F. Melo (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança VII (pp. 205-211). Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa.

Vieira, C., Moreira, L., Garganta, R., & Santos P. (2014). Relação entre os níveis de atividade física e a aptidão cardiorrespiratória em jovens portugueses. In P. Queirós, P. Batista, & R. Rolim (Eds.), Formação inicial de professores: Reflexão e investigação da prática profissional (pp. 307-322). Porto: Editora FADEUP.

Voltar para o topo



2013

Afonso, G. H., Freitas, D., Carmo, J. M., Lefevre, J., Almeida, M. J., Lopes, V. P., Neves, A. C., Rodrigues, A. J., Antunes, A., Esteves, C. M., Conceição, L. P., Gouveia, E. R., Fernandes, F., & Maia, J. (2013). Desempenho motor: Um estudo normativo e criterial em crianças da região autónoma da Madeira, Portugal. In J. Maia, F. Fernandes, & D. Freitas (Eds.), Crescer com saúde na região autónoma da Madeira (pp. 37-62). Funchal e Porto: Edição da Universidade da Madeira e Universidade do Porto.

Afonso, G. H., Maia, J., Lefevre, J., Rodrigues, A. L., & Freitas, D. (2013). Maturação esquelética da mão e do punho em crianças e adolescente da região autónoma da Madeira. Valores de referência e análise da tendência secular utilizando o método Tanner- Whitehouse 3. In J. Maia, F. Fernandes, & D. Freitas (Eds.), Crescer com saúde na região autónoma da Madeira (pp. 445-485). Funchal e Porto: Edição da Universidade da Madeira e Universidade do Porto.

Almeida, A., Portela, A., & Ávila-Carvalho, L. (2013). A dança na educação física: A opinião dos alunos. In P. Batista, P. Queirós, & R. Rolim (Eds.), Olhares sobre o estágio profissional em educação física (pp. 149-166). Porto: Editora FADEUP.

Almeida, J., Leandro, T., & Batista, P. (2013). Dilemas e dificuldades do estudante-estagiário no decurso do estágio profissional: Estudo centrado na relação professor- aluno. In P. Batista, P. Queirós, & R. Rolim (Eds.), Olhares sobre o estágio profissional em educação física (pp. 207-225). Porto: Editora FADEUP.

Antunes, A. M., Freitas, D., Mendonça, S. M., & Maia, J. (2013). Altura, peso corporal, altura sentado, índice de massa corporal e prevalência do sobrepeso e da obesidade em crianças madeirenses com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos. In J. Maia, F. Fernandes, & D. Freitas (Eds.), Crescer com saúde na região autónoma da Madeira (pp. 125-164). Funchal e Porto: Edição da Universidade da Madeira e Universidade do Porto.

Ver Mais...

Antunes, A. M., Freitas, D., Mendonça, S. M., & Maia, J. (2013). Desempenho motor, gordura corporal e atividade física: Um estudo em crianças madeirenses dos 3 os 6 anos. In J. Maia, F. Fernandes, & D. Freitas (Eds.), Crescer com saúde na região autónoma da Madeira (pp. 87-124). Funchal e Porto: Edição da Universidade da Madeira e Universidade do Porto.

Barreira, D., Garganta, J., & Anguera, M. T. (2013). Avaliação da performance em futebol. In J. Garganta, J. Prudente, & T. Anguera (Eds.), Avaliação da performance em jogos desportivos coletivos: Variáveis e indicadores tático-técnicos utilizados em estudos observacionais de andebol, basquetebol, futebol, pólo aquático e voleibol (pp. 133-209). Porto: Edição CIFI2D.

Barreira, D., Garganta, J., Pinto, T., Valente, J., & Anguera, M. T. (2013). Do attacking game patterns differ between first and second halves of soccer matches in the 2010 FIFA World Cup? In H. Nunome, B. Drust, & B. Dawson (Eds.), Science and football VII (pp. 193-198). London and New York: Routledge.

Batista, P., & Queirós, P. (2013). O estágio profissional enquanto espaço de formação profissional. In P. Batista, P. Queirós, & R. Rolim (Eds.), Olhares sobre o estágio profissional em educação física (pp. 31-52). Porto: Editora FADEUP.

Batista, P., & Alves, M. A. (2013). Etnografia. In I. Mesquita & A. Graça (Eds.), Investigação qualitativa em desporto: Metodologia, métodos e técnicas (Vol. 1, pp. 153-195). Porto: Edição CIFI2D.

Batista, P., & Cunha, M. (2013). Revisão sistemática da literatura em ciências sociais. In I. Mesquita & A. Graça (Eds.), Investigação qualitativa em desporto: Metodologia, métodos e técnicas (Vol. 1, pp. 67-95). Porto: Edição CIFI2D.

Batista, P., & Queirós, P. (2013). O estágio profissional enquanto espaço de formação profissional. In P. Batista, P. Queirós, & R. Rolim (Eds.), Olhares sobre o estágio profissional em educação física (pp. 33-52). Porto: Editora FADEUP.

Bento, J. O. (2013). A propósito da crónica a terrível vingança da ‘bola quadrada’. In F. Pinheiro, & V. Andrade de Melo (Coords.), A bola ao ritmo de fado e samba (pp. 231-238). Porto: Edições Afrontamento.

Bento, J. O. (2013). Dos sentidos do agonismo grego e do desporto. In J. Nascimento, V. Ramos, & F. Tavares (Eds.), Jogos desportivos: Formação e investigação (pp. 19-40). Florianópolis, SC, Brasil: Editora UDESC.

Bento, J. O. (2013). Reflexão - Lusofonia: Necessidade e estado de alma. In A. Bondoso (Ed.), Lusofonia e CPLP: Desafios na globalização (pp. 17-29). Viseu: Edições Esgotadas.

Bento, J. O. (2013). Um raio de luz. In P. Batista, P. Queirós, & R. Rolim (Eds.), Olhares sobre o estágio profissional em educação física (pp. 5-15). Porto: Editora FADEUP.

Branco, A., Vasconcelos, O., Corredeira, R., & Rodrigues, P. (2013). Desempenho manual e assimetria motora em crianças com perturbação de hiperatividade com défice de atenção e com desenvolvimento típico: Estudo comparativo, numa tarefa de destreza manual fina. In I. Carvalhal, E. Coelho, J. Barreiros, & O. Vasconcelos (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança VI (pp. 49-53). Vila Real: Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Canossa, S., Fernandes, R. J., & Garganta, J. (2013). Pólo aquático. In J. Garganta, J. Prudente, & T. Anguera (Eds.), Avaliação da performance em jogos desportivos coletivos: Variáveis e indicadores tático-técnicos utilizados em estudos observacionais de andebol, basquetebol, futebol, pólo aquático e voleibol (pp. 211-235). Porto: Edição CIFI2D.

Carvalho, M. J. (2013). O agente da arbitragem: Agente desportivo ou mal necessário? In J. M. Meirim (Eds.) 10 anos de Desporto & direito (2003-2013) (pp. 189-217). Coimbra: Coimbra Editora.

Castro, J., Morgan, K., & Mesquita, I. (2013). Investigação-ação. In I. Mesquita & A. Graça (Eds.), Investigação qualitativa em desporto (Vol. 2, pp. 123-153). Porto: Edição CIFI2D.

Conceição, L. P., Maia, J., Mendonça, S. M., & Freitas, D. L. (2013). Prevalência do sobrepeso e da obesidade em adolescentes da região autónoma da Madeira: Tendência decenal e associação à rede de bufetes escolares saudáveis. In J. Maia, F. Fernandes, & D. Freitas (Eds.), Crescer com saúde na região autónoma da Madeira (pp. 165-190). Funchal e Porto: Edição da Universidade da Madeira e Universidade do Porto.

Conceição, L. P., Maia, J., Mendonça, S. M., Silva, C. A., & Freitas, D. (2013). Associação do sobrepeso e da obesidade à síndrome metabólica: Um estudo de epidemiologia descritiva. In J. Maia, F. Fernandes, & D. Freitas (Eds.), Crescer com saúde na região autónoma da Madeira (pp. 191-214). Funchal e Porto: Edição da Universidade da Madeira e Universidade do Porto.

Conceição, L. P., Maia, J., Mendonça, S. M., Silva, C. A., & Freitas, D. (2013). Associação da atividade física e da aptidão cardiorrespiratória à síndrome metabólica. In J. Maia, F. Fernandes, & D. Freitas (Eds.), Crescer com saúde na região autónoma da Madeira (pp. 215-232). Funchal e Porto: Edição da Universidade da Madeira e Universidade do Porto.

Correia, J., Canedo, A., Ribeiro, J., & Queirós, P. (2013). A influência da atividade física e da motivação no desempenho Escolar: Estudo com alunos de 12º ano. In P. Batista, P. Queirós, & R. Rolim (Eds.), Olhares sobre o estágio profissional em educação física (pp. 275-293). Porto: Editora FADEUP.

Estriga, L., & Moreira, I. (2013). Proposta metodológica de ensino do andebol. In F. Tavares (Eds.), Jogos desportivos colectivos: Ensinar a jogar (pp. 123-164). Porto: Editora FADEUP.

Fernandes, R. J., Oliveira, E., & Colaço, P. (2013). Bioenergetical assessment and training control as a useful tool to improve performance in cyclic sports (Ch. 5). In B. D. Carmichael & A. B. Mitchell (Eds.), Sports medicine and training tools (pp. 61-88). New York: Nova Science Publishers.

Ferraz, J., Portela, A., & Ávila-Carvalho, L. (2013). Análise dos comportamentos do aluno e do professor durante uma unidade didática de dança. In P. Batista, P. Queirós, & R. Rolim (Eds.), Olhares sobre o estágio profissional em educação física (pp. 167-191). Porto: Editora FADEUP.

Ferreira, D., Mota, P., & Batista, P. (2013). Contributo do modelo de educação desportiva para o envolvimento dos alunos na aprendizagem da ginástica acrobática. In P. Batista, P. Queirós, & R. Rolim (Eds.), Olhares sobre o estágio profissional em educação física (pp. 257-273). Porto: Editora FADEUP.

Freitas, D., Fernandes, F., & Maia, J. (2013). Síntese e implicações. In J. Maia, F. Fernandes, & D. Freitas (Eds.), Crescer com saúde na região autónoma da Madeira (pp. 486-497). Funchal e Porto: Edição da Universidade da Madeira e Universidade do Porto.

Freitas, D., Fernandes, F., & Maia, J. (2013). Introdução. In J. Maia, F. Fernandes, & D. Freitas (Eds.), Crescer com saúde na região autónoma da Madeira (pp. 3-22). Funchal e Porto: Edição da Universidade da Madeira e Universidade do Porto.

Garganta, J. (2013). A propósito da modelação tática e da relevância da síntese da performance nos jogos desportivos coletivos. In A. Volossovitch & A. P. Ferreira (Eds.), Fundamentos e aplicações em análise do jogo (pp. 91-110). Lisboa: Edições FMH.

Garganta, J., Guilherme, J., Barreira, D., Brito, J., & Rebelo, A. (2013). Fundamentos e práticas para o ensino e treino do futebol. In F. Tavares (Eds.), Jogos desportivos colectivos: Ensinar a jogar (pp. 199-263). Porto: Editora FADEUP.

Graça, A. (2013). Formar professores de educação física: Notas breves sobre o nosso percurso institucional. In P. Batista, P. Queirós, & R. Rolim (Eds.), Olhares sobre o estágio profissional em educação física (pp. 21-30). Porto: Editora FADEUP.

Graça, A. (2013). Grounded theory: Método de gerar teorias fundamentadas por comparação constante. In I. Mesquita & A. Graça (Eds.), Investigação qualitativa em desporto (Vol. 2, pp. 83-111). Porto: Edição CIFI2D.

Graça, A. (2013). Os contextos sociais do ensino e aprendizagem dos jogos desportivos coletivos. In J. Nascimento, V. Ramos, & F. Tavares (Eds.), Jogos desportivos: Formação e investigação (pp. 79-102). Florianópolis, SC, Brasil: Editora UDESC.

Graça, A. (2013). Prefácio. In V. Ramos, M. Saad, & M. Milisted (Orgs), Jogos desportivos coletivos: Investigação e prática pedagógica (Coleção Temas em Movimento 3) (pp. 5-8). Florianópolis, SC, Brasil: Editora UDESC.

Graça, A., & Mesquita, I. (2013). Modelos de ensinos dos jogos desportivos. In F. Tavares (Eds.), Jogos desportivos colectivos: Ensinar a jogar (pp. 9-54). Porto: Editora FADEUP.

Graça, A., Santos, E., Santos, A., & Tavares, F. (2013). O ensino do basquetebol. In F. Tavares (Eds.), Jogos desportivos colectivos: Ensinar a jogar. Porto: Editora FADEUP.

Guilherme, J., & Braz, J. (2013). Proposta didático-metodológica para o ensino do jogo de futsal. In F. Tavares (Eds.), Jogos desportivos colectivos: Ensinar a jogar (pp. 265-301). Porto: Editora FADEUP.

Jones, R., Santos, S., Gilbourne, D., & Mesquita, I. (2013). Métodos visuais na investigação em coaching: Capturando o quotidiano. In I. Mesquita & A. Graça (Eds.), Investigação qualitativa em desporto (Vol. 2, pp. 151-173). Porto: Edição CIFI2D.

Letícia, M. S., Maia, J., Castro, J. S., Gouveia, E. R., & Freitas, D. (2013). Efeitos do estatuto socioeconómico na atividade física de crianças e adolescentes madeirenses. In J. Maia, F. Fernandes, & D. Freitas (Eds.), Crescer com saúde na região autónoma da Madeira (pp. 395-414). Funchal e Porto: Edição da Universidade da Madeira e Universidade do Porto.

Lopes, D., Rodrigues, P., Corredeira, R., & Vasconcelos, O. (2013). Desempenho manual e assimetria motora em crianças com perturbação de hiperatividade com défice de atenção e com desenvolvimento típico: Estudo comparativo, numa tarefa de destreza manual global. In I. Carvalhal, E. Coelho, J. Barreiros, & O. Vasconcelos (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança VI (pp. 199-203). Vila Real: Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Matias, A., Martins, R., Carita, A., & Vasconcelos, O. (2013). Estudo das propriedades psicométricas da lista de verificação da bateria de avaliação MABC-2. In I. Carvalhal, E. Coelho, J. Barreiros, & O. Vasconcelos (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança VI (pp. 71-74). Vila Real: Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Matos, Z. (2013). Entre a metodologia e os métodos: Elementos para a investigação em ciências do desporto. In I. Mesquita & A. Graça (Eds.), Investigação qualitativa em desporto (Vol. 2). Porto: Edição CIFI2D.

Meireles P., Moreira L., & Santos P. (2013). A perceção dos alunos sobre as qualidades do “bom professor” de educação física. In P. Batista, P. Queirós, & R. Rolim (Eds.), Olhares sobre o estágio profissional em educação física (pp. 227-237). Porto: Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

Menezes, V., Souza, E., Carvalho, M. J., Sarmento, J., Azevedo, J. R., Mulatinho, C. A., & Silva, R. (2013). Deporte y descentralización en el municipio en brasil: Proceso legislativo y las limitaciones locales. In D. Martínez Aguado (Coord.), La gestión deportiva municipal en iberoamérica: História, teoria e prática (pp. 87-111). Madrid, España: Librerías Deportivas Esteban Sanz.

Mesquita, I. (2013). O papel das comunidades de prática na formação da identidade profissional do treinador de desporto. In J. Nascimento, V. Ramos, & F. Tavares (Eds.), Jogos desportivos: Formação e investigação (pp. 295-318). Florianópolis, SC, Brasil: Editora UDESC.

Mesquita, I. (2013). Perspetiva construtivista da aprendizagem no ensino do jogo. In J. Nascimento, V. Ramos, & F. Tavares (Eds.), Jogos desportivos: Formação e investigação (pp. 103-132). Florianópolis, SC, Brasil: Editora UDESC.

Mesquita, I., & Afonso, J. (2013). Avaliação da performance em jogos desportivos coletivos: Voleibol. In J. Garganta, J. Prudente, & T. Anguera (Eds.), Avaliação da performance em jogos desportivos coletivos: Variáveis e indicadores tático-técnicos utilizados em estudos observacionais de andebol, basquetebol, futebol, pólo aquático e voleibol (pp. 237-257). Porto: (CIFI2D), Faculdade de Desporto, Universidade do Porto.

Mesquita, I., Afonso, J., Coutinho, P., & Araújo R. (2013). Modelo de abordagem progressiva ao jogo no ensino do voleibol: Conceção, metodologia, estratégias e avaliação. In F. Tavares (Eds.), Jogos desportivos colectivos: Ensinar a jogar (pp. 73 - 122). Porto: Editora FADEUP.

Mesquita, I., Palao, M., Marcelino, R., & Afonso, J. (2013). Performance analysis of indoor volleyball and beach volleyball. In T. McGarry, P. O'Donoghue., & J. Sampaio (Eds.), Routledge handbook of sports performance analysis (pp. 367-379). London, UK: Routledge.

Moreira, P., Ribeiro, V., Ribeiro, J. C., Teixeira, J., Pizarro, A., Carvalho, R., & Batista, P. (2013). Intensidade das aulas de educação física em alunos do 3º ciclo do ensino básico. In P. Batista, P. Queirós, & R. Rolim (Eds.), Olhares sobre o estágio profissional em educação física (pp. 295-312). Porto: Editora FADEUP.

Mulatinho, C. A., Silva, R., Sarmento, J., Silva, T., & Menezes, V. (2013). Gestión de políticas públicas del deporte y ocio en las regiones norte y nordeste de Brasil. In D. Martínez Aguado (Coord.) La gestión deportiva municipal en iberoamérica: História, teoria e prática (pp. 55-72). Madrid, España: Librerías Deportivas Esteban Sanz.

Queirós, P., & Graça, A. (2013). A análise de conteúdo (enquanto técnica de tratamento de informação) no âmbito da investigação qualitativa. In I. Mesquita & A. Graça (Eds.), Investigação qualitativa em desporto (Vol. 2, 113-149). Porto: Edição CIFI2D.

Queirós, P., & Lacerda, T. (2013). A importância da entrevista na investigação qualitativa. In I. Mesquita & A. Graça (Eds.), Investigação qualitativa em desporto (Vol. 2, pp. 175-206). Porto: Edição CIFI2D.

Reys, A., Rodrigues, P., Corredeira, R., & Vasconcelos, O. (2013). Transferência intermanual da aprendizagem em crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade e crianças com desenvolvimento típico dos 6 aos 10 anos de idade. In I. Carvalhal, E. Coelho, J. Barreiros, & O. Vasconcelos (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança VI (pp. 55-58). Vila Real: Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Rodrigues, P. (2013). Handedness: Typical and atypical development. In T. Dutta, M. K. Mandal, & S. Kumar (Eds.), Bias in human behaviour (pp. 111-137). New York: Nova Science Publishers.

Rodrigues, P., Leal, S., Reys, A., Branco, A., Lopes, D., Corredeira, R., & Vasconcelos, O. (2013). Comportamento manual no hemispaço: Estudo em crianças autistas, com TDAH e com desenvolvimento típico. In I. Carvalhal, E. Coelho, J. Barreiros, & O. Vasconcelos (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança VI (pp. 211-215). Vila Real: Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Rolim, R. (2013). Revisitar o baú de orientador de estágio: Indagações, reflexões e retalhos sobre a supervisão do estágio profissional. In P. Batista, P. Queirós, & R. Rolim (Eds.), Olhares sobre o estágio profissional em educação física (pp. 53-84). Porto: Editora FADEUP.

Santos, C., Matias, A., & Vasconcelos, O. (2013). Analise dos níveis de coordenação motora de estudantes do ensino básico do concelho de Gondomar, considerando a idade, o sexo, o IMC e a prática desportiva. In I. Carvalhal, E. Coelho, J. Barreiros, & O. Vasconcelos (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança VI (pp. 75-78). Vila Real: Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Santos, F., Batista, P., Sousa, T., Gomes, J., & Cunha, M. (2013). Perceções dos estudantes-estagiários acerca do processo formativo vivenciado em estágio e seu contributo para a profissão. In P. Batista, P. Queirós, & R. Rolim (Eds.), Olhares sobre o estágio profissional em educação física (pp. 193-205). Porto: Editora FADEUP.

Soltani, P., & Vilas-Boas, J. P. (2013). Exploring learning effects during virtual swimming using biomechanical analysis (a work in progress). In P. Escudeiro & C. V. de Cravalho. (Eds.), Proceedings of the 7th European Conference on Games Based Learning (pp. 793-796). Sonning Common, UK: Academic Conferences and Publishing International.

Sousa, L. M., Maia, J., Castro, J. S., Gouveia, E. R., & Freitas, D. (2013). Associação do estatuto socioeconómico ao crescimento físico humano de crianças e adolescentes madeirenses. In J. Maia, F. Fernandes, & D. Freitas (Eds.), Crescer com saúde na região autónoma da Madeira (pp. 365-394). Funchal e Porto: Edição da Universidade da Madeira e Universidade do Porto.

Sousa, L. M., Maia, J., Castro. J. S., Gouveia, E. R., & Freitas, D. (2013). Habilidades motoras, aptidão física e estatuto socioeconómico de crianças e adolescentes madeirenses. In J. Maia, F. Fernandes, & D. Freitas (Eds.), Crescer com saúde na região autónoma da Madeira (pp. 415-444). Funchal e Porto: Edição da Universidade da Madeira e Universidade do Porto.

Tavares, F. (2013). Jogos desportivos coletivos: A ação tática está na mente do jogador ou no contexto da situação? (Coleção Temas em Movimento 4). In J. Nascimento, V. Ramos, & F. Tavares (Eds.), Jogos desportivos: Formação e investigação (pp. 409-438). Florianópolis, SC, Brasil: Editora UDESC.

Tavares, F. (2013). Jogos desportivos coletivos: Contributos para a sua análise e funcionamento. In V. Ramos, M. Saad, & M. Milisted (Orgs), Jogos desportivos coletivos: Investigação e prática pedagógica (Coleção Temas em Movimento 3) (pp. 17-51). Florianópolis, SC, Brasil: Editora UDESC.

Tavares, F. (2013). O ensino do basquetebol. In F. Tavares (Ed.), Jogos desportivos coletivos: Ensinar a jogar (pp. 165-198). Porto: Editora FADEUP.

Tavares, F., & Casanova, F. (2013). A atividade decisional do jogador nos jogos desportivos coletivos. In F. Tavares (Ed.), Jogos desportivos coletivos: Ensinar a jogar (pp. 55-72). Porto: Editora FADEUP.

Tavares, F., & Santos, A. (2013). Basquetebol. In J. Garganta, J. Prudente, & T. Anguera (Eds.), Avaliação da performance em jogos desportivos coletivos: Variáveis e indicadores tático-técnicos utilizados em estudos observacionais de andebol, basquetebol, futebol, pólo aquático e voleibol (pp. 79-123). Porto: Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção (CIFI2D), Faculdade de Desporto, Universidade do Porto.

Vasconcelos, O., & Rodrigues, P. (2013). Uma (as)simetria quase (im)perfeita: Um passeio pelas assimetrias corporais e funcionais. In P. Passos (Ed.), Comportamento motor e aprendizagem (pp. 27-48). Lisboa: Edições FMH.

Voltar para o topo



2012

Albuquerque, A., Batista, P., Pinheiro, C., & Costa, M. (2012). Evolução das perspetivas profissionais dos alunos da educação física e desporto durante a sua formação inicial nos sectores público e privado. In N. Fumes, L. Santiago, & A. Albuquerque (Eds.), Educação física, desporto e lazer (Vol.2) (pp. 63-82). Maceió: Edições ISMAI.

Amorim, M., Silva, A., & Botelho, M. (2012). Construção e adaptação de um teste de atenção para indivíduos com deficiência visual: Estudo baseado no teste de atenção de BAMS. In A. Soares, A. Liberato, & J. O. Bento (Eds.), Desporto e educação física: Traço de união entre a Universidade Federal do Amazonas e a Universidade do Porto (pp. 290-295). Manaus, Brasil: EDUA-Editora da Universidade Federal do Amazonas.

Andrade, J., Guilherme, J., Garganta, J., & Vasconcelos, O. (2012). O efeito da preferência pedal no desempenho motor de crianças e jovens futebolistas. In R. Mendes, J. Barreiros, & O. Vasconcelos (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança V (pp. 119-124). Coimbra: Escola Superior de Educação de Coimbra.

Araújo, R., Coutinho, P., Delgado, M., Paço, A., & Mesquita, I. (2012). Análise da ação de ataque do jogador oposto em voleibol: Estudo aplicado em equipas de elite no campeonato do mundo de 2007. In Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto (Ed.), Desporto e pedagogia: Formação e investigação (pp. 195-206). Lisboa: Coisas de Ler.

Ávila-Carvalho, L. (2012). Dança criativa e improvisação. In Federação de Ginástica de Portugal (Ed.), Curso de treinadores de ginástica para todos. Módulo Base: Música, movimento, dança e exibição (pp. 131-138). Lisboa: IDP.

Ver Mais...

Ávila-Carvalho, L. (2012). Criatividade geral. In Federação de Ginástica de Portugal (Ed.), Curso de treinadores de ginástica para todos. Módulo Base: Música, movimento, dança e exibição (pp. 139-146). Lisboa: IDP.

Ávila-Carvalho, L. (2012). Jogos criativos. In Federação de Ginástica de Portugal (Ed.), Curso de treinadores de ginástica para todos. Módulo Base: Música, movimento, dança e exibição (pp. 147-169). Lisboa: IDP.

Ávila-Carvalho, L. (2012). Criatividade na coreografia. In Federação de Ginástica de Portugal (Ed.), Curso de treinadores de ginástica para todos. Módulo Base: Música, movimento, dança e exibição (pp. 171-180). Lisboa: IDP.

Ávila-Carvalho, L. (2012). Criar uma pequena coreografia. In Federação de Ginástica de Portugal (Ed.), Curso de treinadores de ginástica para todos. Módulo Base: Música, movimento, dança e exibição (pp. 181-182). Lisboa: IDP.

Batista, P., Graça, A., & Matos, Z. (2012). Representação de competência em professores de atividade física adaptada. In N. Fumes, L. Santiago, & A. Albuquerque (Eds.), Educação física, desporto e lazer (Vol.2) (pp. 47-62). Maceió: Edições ISMAI.

Batista, P., & Pereira, A. (2012). Uma reflexão acerca da formação superior de profissionais de educação física: Da competência à conquista de uma identidade profissional. In I. Mesquita & J. O. Bento (Eds.), Professor de educação física: Fundar e dignificar a profissão (pp. 67-91). Belo Horizonte, Brasil: Instituto Casa da Educação Física.

Batista, P., Pereira, A. L., & Graça, A. (2012). A (re)configuração da identidade profissional no espaço formativo do estágio profissional. In J. Nascimento & G. Farias (Orgs.), Construção da identidade profissional em educação física: Da formação à intervenção (Coleção Temas em Movimento) (pp. 81-111). Florianópolis, Brasil: UDESC.

Bento, J. O. (2012). Acerca do corpo: Um ensaio com incidência na política autárquica. In J. O. Bento & J. M. Constantino (Coords.), Desporto e municípios: Políticas, práticas e programas (pp. 23-37). Porto: Visão e Contextos.

Bento, J. O. (2012). Desporto e valores: Reencontros inadiáveis. In J. A. Rodrigues dos Santos & J. L. Durães Rego (Eds.), Ciclo de conferências do centenário do Académico Futebol Clube (pp. 12-21). Porto: Clássica Artes Gráficas.

Bento, J. O. (2012). Discurso de agradecimento pela outorga do título de doutor honoris causa. In A. Soares, A. Liberato, & J. O. Bento (Eds.), Desporto e educação física: Traço de união entre a Universidade Federal do Amazonas e a Universidade do Porto (pp. 411-426). Manaus, Brasil: EDUA-Editora da Universidade Federal do Amazonas.

Bento, J. O. (2012). Saberes e sabores da lusofonia. In G. Tani, J. O. Bento, A. Gaya, A. Araújo, C. Boschi, R. P. Garcia, & R. Proença (Eds.), Celebrar a lusofonia: Ensaios e estudos em desporto e educação física (pp. 21-77). Belo Horizonte, Brasil: Instituto Casa da Educação Física.

Bento, J. O. (2012). Teoria-prática: Uma relação múltipla. In Professor de Educação Física: Fundar e dignificar a profissão. In I. Mesquita & J. O. Bento (Eds.), Professor de educação física: Fundar e dignificar a profissão (pp. 13-48). Belo Horizonte, Brasil: Instituto Casa da Educação Física.

Botelho, M. (2012). A neuroplasticidade pode fazer desabrochar a importância de um fenómeno de massas: O fitness mental. In A. Soares, A. Liberato, & J. O. Bento (Eds.), Desporto e educação física: Traço de união entre a Universidade Federal do Amazonas e a Universidade do Porto (pp. 284-290). Manaus, Brasil: EDUA-Editora da Universidade Federal do Amazonas.

Botelho-Gomes, P., Queirós, P., & Silva, P. (2012). Género, educação física e desporto: A quadratura do círculo. In I. Mesquita & J. O. Bento (Eds.), Professor de educação física: Fundar e dignificar a profissão (pp. 119-141). Belo Horizonte, Brasil: Instituto Casa da Educação Física.

Carvalho, M. J. (2012). Do direito à educação e ao desporto às responsabilidades do professor de educação física. In I. Mesquita & J. O. Bento (Eds.), Professor de educação física: Fundar e dignificar a profissão (pp. 301-321). Belo Horizonte, Brasil: Instituto Casa da Educação Física.

Carvalho, M. J., Resende, C., Cirac, M. J., & Costa, J. (2012). Desporto, política e direito: Do passado e da atualidade: Enfoque nas autarquias locais. In J. O. Bento & J. M. Constantino (Eds.), Desporto e municípios: Políticas, práticas e programas (pp. 39-71). Lisboa: Visão e Contextos.

Castro, J., Morgan, K., & Mesquita, I. (2012). Investigação-ação: Conceção, metodologia e aplicação. In A. Rosado, C. Colaço, & I. Mesquita (Eds), Métodos e técnicas de investigação qualitativa (pp. 101-125). Lisboa: Edições FMH.

Coutinho, P., Araújo, R., Delgado, M., Lima, B., & Mesquita, I. (2012). Estudo da relação entre a ação de distribuição, o resultado no set, o tempo de ataque e o jogador solicitado no voleibol de alto rendimento masculino. In Sociedade Cientifica Pedagogia do Desporto Desporto (Ed.), Desporto e pedagogia: Formação e investigação (pp. 207-217). Tomar: Coisas de Ler.

Estriga, L. (2012). A iniciação desportiva e a escola de desporto do AFC. In J. A. Rodrigues dos Santos & J. L. Durães Rego (Eds.), Ciclo de conferências do centenário do Académico Futebol Clube (pp. 119-123). Porto: Clássica Artes Gráficas.

Fernandes, R. J., & Colaço, P. (2012). Assessment of cyclic sports performance. In J. L. Murray & E. O. Watson (Eds.), Encyclopedia of sports and athletics. New York: Nova Science Publishers.

Fonseca, J., & Mesquita, I. (2012). Modelo de educação desportiva: O refundar do valor pedagógico e social do desporto na escola. Tendências da educação física em Portugal: Da modernidade à contemporaneidade. In J. Moreira, A. Ferreira, & A. Mendes (Orgs.), Rumos pedagógicos da educação física em Portugal. Coimbra: CEIS.

Freitas, C., Botelho, M., & Vasconcelos, O. (2012). Assimetria motora funcional na coordenação motora de crianças com diferente preferência lateral. In R. Mendes, J. Barreiros, & O. Vasconcelos (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança V (pp. 96-101). Coimbra: Escola Superior de Educação de Coimbra.

Freitas, D., Teixeira, A., Gouveia, E., Prista, A., & Maia J. (2012). A influência da atividade física dos pais e dos avós na atividade física dos filhos e dos netos: Um estudo de revisão. In G. Tani, J. O. Bento, A. Gaya, A. Araújo, C. Boschi, R. P. Garcia, & R. Proença (Eds.), Celebrar a lusofonia: Ensaios e estudos em desporto e educação física (pp. 493-54). Belo Horizonte, Brasil: Instituto Casa da Educação Física.

Garcia, R. P. (2012). Exórdio em prol do desporto: Uma fundamentação antropológica. In A. Soares, A. Liberato, & J. O. Bento (Eds.), Desporto e educação física: Traço de união entre a Universidade Federal do Amazonas e a Universidade do Porto (pp. 39-69). Manaus, Brasil: EDUA-Editora da Universidade Federal do Amazonas.

Garcia, R. P. (2012). Missões da universidade. In A. Couto & K. Lemos (Orgs.), Temas atuais XIV em educação física e esportes (pp. 3-6). Belo Horizonte, Brasil: Instituto Casa da Educação Física.

Garcia, R. P. (2012). Texto introdutório. In G. Tani, J. O. Bento, A. Gaya, A. Araújo, C. Boschi, R. P. Garcia, & R. Proença (Eds.), Celebrar a lusofonia: Ensaios e estudos em desporto e educação física (pp. 9-17). Belo Horizonte, Brasil: Instituto Casa da Educação Física.

Garcia, R. P., & Marinho, T. (2012). A estética como razão ontológica no pensar desportivo. In B. Pereira, A. Nídio, & G. Simões (Coords.), Atividade física, saúde e lazer: O valor formativo do jogo e da brincadeira. (pp. 147-152). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Garcia, R. P., Marinho, T., & Sousa, A. (2012). Pessoas com deficiência: Para além do rosto. In I. Mesquita & J. O. Bento (Eds.), Professor de educação física: Fundar e dignificar a profissão (pp. 255-279). Belo Horizonte, Brasil: Instituto Casa da Educação Física.

Garcia, R. P., & Monteiro, A. (2012). O desporto no horizonte educativo da paideia. In G. Tani, J. O. Bento, A. Gaya, A. Araújo, C. Boschi, R. P. Garcia, & R. Proença (Eds.), Celebrar a lusofonia: Ensaios e estudos em desporto e educação física (pp. 293-314). Belo Horizonte, Brasil: Instituto Casa da Educação Física.

Graça, A. (2012). Sobre as questões do quê ensinar e aprender em educação física. In I. Mesquita & J. O. Bento (Eds.), Professor de educação física: Fundar e dignificar a profissão (pp. 93-117). Belo Horizonte, Brasil: Instituto Casa da Educação Física.

Gomes, P., Sousa, T., Pereira, A. L., & Batista, P. (2012). O professor em interação: Relatos escritos e visuais. In Sociedade Cientifica Pedagogia do Desporto Desporto (Ed.), Desporto e pedagogia: Formação e investigação (pp. 101-134). Tomar: Coisas de Ler.

Gomes, S., Rodrigues, P., & Vasconcelos, O. (2012). Proficiência manual e comportamento no hemispaço de crianças destrímanas e sinistrómanas. In R. Mendes, J. Barreiros, & O. Vasconcelos (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança V (pp. 108-112). Coimbra: Escola Superior de Educação de Coimbra.

Jacobsohn, L., Rodrigues, P., Vasconcelos, O., & Barreiros, J. (2012). Estudo longitudinal de assimetrias laterais manuais do nascimento aos 24 meses de vida. In R. Mendes, J. Barreiros, & O. Vasconcelos (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança V (pp. 102-107). Coimbra: Escola Superior de Educação de Coimbra.

Janeira, M. A. (2012). O treino da corrida nos jogos desportivos coletivos. In J. A. Rodrigues dos Santos & J. L. Durães Rego (Eds.), Ciclo de conferências do centenário do Académico Futebol Clube (pp. 75-77). Porto: Clássica Artes Gráficas.

Jones, R. L., Santos, A. S., Mesquita, I., & Gilbourne, D. (2012). Visual methods in coaching research: Capturing everyday lives. In K. Armour & D. Macdonald (Eds.), Research methods in physical education and youth sport (pp. 263-275). London, UK: Routledge.

Lacerda, T. O., Graça, M. L., & Pereira, P. C. (2012). Fora do corpo não reconheço a densidade da alma: Da educação física e da relação estética com o mundo. In I. Mesquita & J. O. Bento (Eds.), Professor de educação física: Fundar e dignificar a profissão (pp. 237-254). Belo Horizonte, Brasil: Instituto Casa da Educação Física.

Leal, S., Vasconcelos, O., Rodrigues, P., & Corredeira, R. (2012). Autismo e lateralidade: Estudo da preferência manual através do card-reaching test. In R. Mendes, J. Barreiros, & O. Vasconcelos (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança V (pp. 154-159). Coimbra: Escola Superior de Educação de Coimbra.

Maia, J., Prista, A., & Freitas, D. (2012). Alometria e performace desportivo-motora: Uma perspetiva antropobiológica. In G. Tani, J. O. Bento, A. Gaya, A. Araújo, C. Boschi, R. P. Garcia, & R. Proença (Eds.), Celebrar a lusofonia: Ensaios e estudos em desporto e educação física (pp. 515-561). Belo Horizonte, Brasil: Instituto Casa da Educação Física.

Marcon, D., Nascimento, J. V. D, & Graça, A. (2012). Desenvolvimento das competências pedagógicas nas práticas como componente curricular das disciplinas esportivas na formação inicial em educação física. In G. O. Farias, A. Folle, & J. Both (Orgs.), Educação física: Formação e regulamentação profissional (pp. 55-76). Chapecó, Brasil: Argos.

Marcon, D., Nascimento, J. V. D, & Graça, A. (2012). Formação inicial em educação física, legislação e conhecimentos docentes: Interfaces e possíveis perspectivas. In J. V. D. Nascimento & G. O. Farias (Eds.), Construção da identidade profissional em educação física: Da formação à intervenção (pp. 397-422). Florianópolis, Brasil: Edições UDESC.

Martini, C., & Botelho, M. (2012). Esclerose múltipla, plasticidade e imagem por ressonância magnética funcional. In A. Soares, A. Liberato, & J. O. Bento (Eds.), Desporto e educação física: Traço de união entre a Universidade Federal do Amazonas e a Universidade do Porto (pp. 259-284). Manaus, Brasil: EDUA-Editora da Universidade Federal do Amazonas.

Matias, A., Vasconcelos, O., Simões, C., & Martins, R. (2012). Estudo das propriedades psicométricas da banda 2 da bateria M ABC-2. In R. Mendes, J. Barreiros, & O. Vasconcelos (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança V (pp. 125-130). Coimbra: Escola Superior de Educação de Coimbra.

Matos, Z. (2012). Educação física na escola: Da necessidade da formação aos objetivos e conteúdos formativos. In I. Mesquita & J. O. Bento (Eds.), Professor de educação física: Fundar e dignificar a profissão (pp. 143-165). Belo Horizonte, Brasil: Instituto Casa da Educação Física.

Matos, Z. (2012). Acerca da educação física na escola. In N. Fumes, L. Santiago, & A. Albuquerque (Eds.), Educação física, desporto e lazer (Vol.2). Maceió, Brasil: Edições ISMAI.

Meirim, J. M., & Carvalho, M. J. (2012). A lei de bases da actividade física e do desporto: De uma leitura na generalidade à localização dos municípios. In J. O. Bento & J. M. Constantino (Eds.), Desporto e municípios: Políticas, práticas e programas (pp. 73-91). Lisboa: Visão e Contextos.

Mesquita, I. (2012). Fundar o lugar do desporto na escola através do modelo de educação desportiva. In I. Mesquita & J. O. Bento (Eds.), Professor de educação física: Fundar e dignificar a profissão (pp. 144-176). Belo Horizonte, Brasil: Instituto Casa da Educação Física.

Mesquita, I., Jones, R., Fonseca, J., & De Martin Silva L. (2012). Nova abordagem na formação de treinadores: O que mudou e porquê? In J. V. D. Nascimento & G. O. Farias (Eds.), Construção da identidade profissional em educação física: Da formação à intervenção (pp. 41-60). Florianópolis, Brasil: Edições UDESC.

Mesquita, I., & Rolim, R. (2012). Subsídios para a aplicação do modelo de educação desportiva no ensino do desporto nas aulas de educação física. In I. Mesquita & J. O. Bento (Eds.), Professor de educação física: Fundar e dignificar a profissão (pp. 177-206). Belo Horizonte, Brasil: Instituto Casa da Educação Física.

Morouço, P. G., Marinho, D. A., Fernandes, R. J., Neiva, H. P., & Marques, M. C. (2012). Nado amarrado: Ferramenta para avaliação biofísica de nadadores. In D. A. Marinho (Ed.), Investigação aplicada em ciências do desporto: Um exemplo na modalidade de natação (pp. 147-164). Curitiba, Brasil: Editora CRV.

Prista, A., Damasceno, A., Freitas, D., & Maia, J. (2012). A pesquisa das ciências do desporto em Moçambique: Um sumário muito apressado de uma corrida ao lado do tempo. In G. Tani, J. O. Bento, A. Gaya, A. Araújo, C. Boschi, R. P. Garcia, & R. Proença (Eds.), Celebrar a lusofonia: Ensaios e estudos em desporto e educação física (pp. 261-290). Belo Horizonte, Brasil: Instituto Casa da Educação Física.

Queirós, P. (2012). Profissionalidade docente: Importância das questões deontológicas na formação inicial de profissionais (de educação física e desporto). In I. Mesquita & J. O. Bento (Eds.), Professor de educação física: Fundar e dignificar a profissão (pp. 49-66). Belo Horizonte, Brasil: Instituto Casa da Educação Física.

Queirós, P., Brandão, S., Silva, P., & Botelho-Gomes, P. (2012). Currículo oculto e género: Suas representações nas conceções de docentes de atividade física e desportiva. In B. Pereira, A. Nídio, & G. Simões (Coords.), Atividade física, saúde e lazer: O valor formativo do jogo e da brincadeira. (pp. 215-226). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Rodrigues, P., & Vasconcelos, O. (2012). Efeito da direção e consistência da preferência manual na proficiência manual de crianças com e sem síndrome de down. In R. Mendes, J. Barreiros, & O. Vasconcelos (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança V (pp. 166-172). Coimbra: Escola Superior de Educação de Coimbra.

Rodrigues dos Santos, J. A. (2012). O potencial ergogénico de alguns alimentos e nutrientes: Efeito da suplementação no rendimento desportivo. In J. A. Rodrigues dos Santos & J. L. Durães Rego (Eds.), Ciclo de conferências do centenário do Académico Futebol Clube (pp. 84-95). Porto: Clássica Artes Gráficas.

Rodrigues dos Santos, J. A. (2012). Vivo num lar de dia e faço ginástica na faculdade. In A. Soares, A. Liberato, & J. O. Bento (Eds.), Desporto e educação física: Traço de união entre a Universidade Federal do Amazonas e a Universidade do Porto (pp. 365-377). Manaus, Brasil: EDUA-Editora da Universidade Federal do Amazonas.

Rolim, F., & Mesquita, I. (2012). Subsídios para a aplicação do modelo de educação desportiva no ensin do desporto nas aulas de educação física. In I. Mesquita & J. O. Bento (Eds.), Professor de educação física: Fundar e dignificar a profissão (pp. 207-236). Belo Horizonte, Brasil: Instituto Casa da Educação Física.

Santiago, C., Gomes, L., Sousa, A., Reis, L. P., & Estriga, L. (2012). Tracking players in indoor sports using a vision system inspired in fuzzy and parallel processing, cutting edge research. In C. Volosencu (Ed.), Cutting edge research in new technologies (pp. 117-140). InTech (Open Access). doi:10.5772/33886

Santos, E., & Janeira, M. A. (2012). Effects of plyometric training followed by short-term specific detraining and reduced training periods on explosive strength, agility and speed variables in early pubertal male basketball players. In J. L. Murray & E. O. Watson (Eds.), Encyclopedia of sports and athletics (pp. 327-335). New York: Nova Science Publishers.

Santos, L., Tavares, F., & Garganta, J. (2012). Tendências evolutivas do jogo de andebol: Estudo centrado na análise da performance tática de equipas finalistas em campeonatos do mundo e jogos olímpicos. In A. Soares, A. Liberato, & J. O. Bento (Eds.), Desporto e educação física: Traço de união entre a Universidade Federal do Amazonas e a Universidade do Porto (pp. 205-240). Manaus, Brasil: EDUA-Editora da Universidade Federal do Amazonas.

Santos, S., Jones, R., & Mesquita, I. (2012). Estudos etnográficos: Conceção, metodologia e aplicação. In A. Rosado, C. Colaço, & I. Mesquita (Eds), Métodos e técnicas de investigação qualitativa (pp. 83-100). Lisboa: Edições FMH.

Sarmento, J. (2012). Retalhos da vida de um dirigente desportivo em Portugal (2008/2012). In G. Tani, J. O. Bento, A. Gaya, A. Araújo, C. Boschi, R. P. Garcia, & R. Proença (Eds.), Celebrar a lusofonia: Ensaios e estudos em desporto e educação física (pp. 233-260). Belo Horizonte, Brasil: Instituto Casa da Educação Física.

Sarmento, J. (2012). A sustentabilidade dos sistemas desportivos e o desporto na escola. In I. Mesquita & J. O. Bento (Eds.), Professor de educação física: Fundar e dignificar a profissão (pp. 301-321). Belo Horizonte, Brasil: Instituto Casa da Educação Física.

Soares, J. (2012). Gestão do peso: Com a verdade me enganas. In J. A. Rodrigues dos Santos & J. L. Durães Rego (Eds.), Ciclo de conferências do centenário do Académico Futebol Clube (pp. 82-83). Porto, Portugal: Clássica Artes Gráficas.

Souza, M., Garganta, R., Gomes, T., Santos, F., Chaves, R., Santos, D., & Maia, J. (2012). Alterações nas prevalências de sobrepeso e obesidade. In J. Maia (Ed.), Jogos de luz no Santo Tirso ComVida: Uma história com 3 anos. Porto : Câmara Municipal Santo Tirso, Escola Secundária de D. Dinis, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Vasconcelos, O., Neto, R., Rodrigues, P., & Seabra, A. (2012). Preferência pedal e visual na aptidão motora de crianças e jovens futebolistas portugueses. In R. Mendes, J. Barreiros, & O. Vasconcelos (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança V (pp. 113-118). Coimbra: Escola Superior de Educação de Coimbra.

Voltar para o topo



2011

Batista, P. (2011). Modelação da competência: Desafios que se colocam ao estágio profissional. In A. Albuquerque, C. Pinheiro, L. Santiago, & N. Fumes (Eds.), Educação física, desporto e lazer. Perspetivas luso-brasileiras: III Encontro (pp. 429-442). Maia: Edições ISMAI.

Bento, J. O. (2011). Desorientação, irracionalidade e servidão. In J. M. Constantino (Ed.), Sedentários, obesos e fumadores: Os novos marginais? (pp. 6-18). Lisboa: Deplano Network.

Bento, J. O. (2011). Do criador e da criatura: Prefácio. In C. Januário, Políticas públicas desportivas (pp. 13-15). Santa Maria da Feira: Fundação CEFA: Fundação para os Estudos e Formação Autárquica.

Bento, J. O. (2011). The human condition: The “artistic” function of sport (Condição humana: Da função “artística” do desporto). In Seen from outside: Mechanics of the body and sport (pp. 15-29; 122-127). Porto: FADEUP, FBA-UP; FMH-UTL.

Bento, J. O. (2011). Destino cumprido. In A. B. Valdivia, J. Maia, & G. Beunen (Eds.), Proyecto crecer com salud y esperanza. Peru: Universidad Nacional de Educación Enrique Guizman y Valle, La Cantuta-Chosica.

Ver Mais...

Bento, J. O., & Neto, C. A. (2011). Science and art (Ciência e Arte). In Seen from outside: Mechanics of the body and sport (pp. 4-7; 121). Porto: FADEUP, FBA-UP; FMH-UTL.

Calderón, L., & Rolim, R. (2011). Otros elementos de la iniciación deportiva al atletismo. In Iniciación a los deportes. Murcia: Edición de Universidad de Murcia.

Cidália, F., Botelho, M., & Vasconcelos, O. (2011). Lateralidade e coordenação motora em crianças dos 4 aos 6 anos: Um estudo com o teste M-ABC. In P. Morouço, O. Vasconcelos, J. Barreiros, & R. Matos (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança IV (pp. 111-117). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Centro de Investigação em Motricidade Humana, Instituto Politécnico de Leiria.

Ferrari, J., Corredeira, R., Sousa, M., & Vasconcelos, O. (2011). Proficiência motora em jovens com e sem dislexia: Um estudo com aplicação da bateria de Bruininks-Oseretsky. In P. Morouço, O. Vasconcelos, J. Barreiros, & R. Matos (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança IV (pp. 245-251). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Centro de Investigação em Motricidade Humana, Instituto Politécnico de Leiria.

Ferreira, P., Vasconcelos, O., & Botelho, M. (2011). Memória visuo-motora em crianças do ensino básico: Estudo sobre o efeito da variabilidade e estruturação de prática em crianças de 9-10 anos. In P. Morouço, O. Vasconcelos, J. Barreiros, & R. Matos (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança IV (pp. 203-208). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Centro de Investigação em Motricidade Humana, Instituto Politécnico de Leiria.

Gouveia, E. R., Freitas, D. L., Beunen, G. P., Castro, J. S., Sousa, L. M., Fena, E. M., Gouveia, B. R., Maia JA. (2011). Caracterização morfo-funcional do adulto idoso da região autónoma da Madeira: A experiência do concelho de Santana. In Câmara Municipal de Santana, Associação Santana Cidade Solitária e Empresa Municipal Terra Cidade (Eds.), Compilação dos artigos do fórum saúde e actividade física: 7 dias 6 noites. 165-184.

Jacobsohn, L., Vasconcelos, O., Rodrigues, P., & Barreiros, J. (2011). Desenvolvimento da assimetria manual numa tarefa funcional em bebés dos 12 aos 18 meses. In P. Morouço, O. Vasconcelos, J. Barreiros, & R. Matos (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança IV (pp. 159-165). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Centro de Investigação em Motricidade Humana, Instituto Politécnico de Leiria.

Mendes, R., Vasconcelos, O., Chiviacowsky, S., & Clemente F. (2011). Conhecimentos de resultados auto e externamente controlado em crianças numa tarefa motora de timing. In P. Morouço, O. Vasconcelos, J. Barreiros, & R. Matos (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança IV (pp. 224-230). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Centro de Investigação em Motricidade Humana, Instituto Politécnico de Leiria.

Mesquita, I., Sampaio, J., & Afonso, A. (2011). Análise do desempenho desportivo. In L. Sardinha (Ed.), Referenciais de formação geral: Cursos de treinadores de desporto (Graus I, II e III) (pp. 161-163). Lisboa: Instituto do Desporto de Portugal.

Resende, R., Fernandéz, J., & Mesquita, I. (2011). Contextualização dos processos formativos do treinador desportivo. In P. Morouço, O. Vasconcelos, J. Barreiros, & R. Matos (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança IV (pp. 443-456). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Centro de Investigação em Motricidade Humana, Instituto Politécnico de Leiria. Maia: Edições ISMAI.

Rocha, A., & Vasconcelos, O. (2011). Comportamentos de preferência lateral em crianças dos 3 aos 8 anos de idade. In P. Morouço, O. Vasconcelos, J. Barreiros, & R. Matos (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança IV (pp. 96-102). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Centro de Investigação em Motricidade Humana, Instituto Politécnico de Leiria. Maia: Edições ISMAI.

Rodrigues, P., Santos, M., Freitas, C., & Vasconcelos. O. (2011). Assimetria motora funcional em crianças dos 6 aos 9 anos de idade: Efeito da preferência manual e do sexo. In P. Morouço, O. Vasconcelos, J. Barreiros, & R. Matos (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança IV (pp. 196-202). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Centro de Investigação em Motricidade Humana, Instituto Politécnico de Leiria.

Rosado, A., & Mesquita, I. (2011). Promoção do desenvolvimento interpessoal e moral dos praticantes. In J. Alves (Ed.), Psicologia do desporto (pp. 373-394). Lisboa: Omiserviços.

Santos, M., Rodrigues, P., Freitas, C., & Vasconcelos O. (2011). Efeito da preferência manual na transferência intermanual de aprendizagem em crianças do 1º ciclo do ensino básico. In P. Morouço, O. Vasconcelos, J. Barreiros, & R. Matos (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança IV (pp. 177-183). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Centro de Investigação em Motricidade Humana, Instituto Politécnico de Leiria.

Sarmento, J. (2011). Educação física, desenvolvimento e inovação: O argumento da hélice tríplice. In C. A. F. Silva (Ed.),Gestão do esporte e hélice tríplice (pp. 18-40). Rio de Janeiro, Brasil: HP Comunicações Editora.

Sarmento, J. (2011). O esporte e sua influência no desenvolvimento local: O caso runporto em Portugal. In C. A. F. Silva (Ed.),Gestão do esporte e hélice tríplice (pp. 43-56). Rio de Janeiro, Brasil: HP Comunicações Editora.

Sarmento, J. (2011). O esporte náutico e a dinâmica da hélice tríplice no projeto Garel: Um estudo de caso. In C. A. F. Silva (Ed.),Gestão do esporte e hélice tríplice (pp. 58-76). Rio de Janeiro, Brasil: HP Comunicações Editora.

Vasconcelos, O., Rodrigues, P., & Cidália F. (2011). Preferência manual, destreza manual e transferência da aprendizagem em crianças dos 6 aos 9 anos. In P. Morouço, O. Vasconcelos, J. Barreiros, & R. Matos (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança IV (pp. 178-188). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Centro de Investigação em Motricidade Humana, Instituto Politécnico de Leiria.

Vilas-Boas, J. P., Barbosa, T. M., & Fernandes, R. J. (2011). Intra-cycle velocity variations, swimming economy, performance and training in swimming. In L. Seifert, D. Chollet, & I. Mujika (Eds.), World book of swimming: From science to performance (pp. 119-134). New York: Nova Science Publishers.

Voltar para o topo