Pedro Sarmento



Instituição Universidade do Porto,
Faculdade de Desporto
Categoria Professor Associado
com Agregação
Gabinete Gestão Desportiva
Email psarmento@fade.up.pt
Cargos Director do Segundo Ciclo
em Gestão Desportiva
Interesses de Investigação
Gestão do Desporto; Gestão
das Organizações Desportivas;
Gestão de Eventos Desportivos;
Perfil do Gestor Desportivo




Publicações Seleccionadas

Sarmento, J. P., Pinto, A., da Silva, C. A. F., & Pedroso, C. A. M. (2011). O evento desportivo: Etapas, fases e operações. Revista Intercontinental de Gestão Desportiva, 1(2), 78-96.

Pires, G., & Sarmento, J. P. (2001). Conceito de gestão do desporto: Novos desafios, diferentes soluções. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, 1(1), 88-103.

Theodorakis, N., Wann, D., Sarmento, J. P., & de Carvalho, M. (2010). Translation and initial validation of the Portuguese version of the Sport Spectator Identification Scale. North American Journal of Psychology, 12(1), 67-80.

Carvalho, M., Boen, F., Sarmento, J. P., & Scheerder, J. (2015). What brings youngsters into the stadium? Sociopsychological predictors of soccer attendance among Belgian and Portuguese young fans. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, 15(1), 21-40

Sarmento, J. P. (2004). Uma visão “muito particular” da gestão desportiva. Porto: Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física da Universidade do Porto.

Sarmento, J.P., & Carvalho, M. (2014). Gestão de instalações desportivas. In M. Arraya & M. N’Gila Silva (Ed.), Tendências contemporâneas da gestão desportiva (pp. 427-453). Lisboa: Visão e Contextos, Edições e Representações.

Sarmento, J. P., & Pinto, A. (2014). Gestão de eventos desportivos. In M. Arraya & M. N’Gila Silva (Ed.), Tendências contemporâneas da gestão desportiva (pp. 345-374). Lisboa: Visão e Contextos, Edições e Representações.

Amaral, C. M., Bastos, F. C., & Sarmento, J. P. (2014). Perfil do gestor de instalações esportivas do norte de Portugal. Podium, Sport, Leisure and Tourism Review, 3(2), 41-52.

Salgueiro, A. M. C. R. B., Sarmento, J. P., & Luz, A. P. R. G. (2016). Marketing social no âmbito esportivo: Motivações organizacionais do patrocínio de causa social. Revista de Gestão e Negócios do Esporte, 1(2), 235-248.

Arantes, A., & Martins, F., & Sarmento, P. (2012). Jogos escolares Brasileiros: Reconstrução histórica. Motricidade, 8(Supl. 2), 916-924.




Outras Funções

Colaborador estrangeiro do Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão - GEquip
Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco, Brasil

Colaborador estrangeiro do Sport.Map - Grupo de Pesquisa em Gestão e Políticas do Esporte
Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Membro do Conselho Científico do Centro de Estudos do Desporto - CEDG da Cidade de Guimarães, Portugal

Coordenador da Aliança Intercontinental de Gestão Desportiva

Director da Revista Intercontinental de Gestão Desportiva - RIGD